DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

O manjerico para a dietética chinesa

O manjerico (Ocimum minimum L.) é uma planta originária da Índia e pertence à mesma família que o manjericão (Ocimum basilicum L.).

Características energéticas 

Segundo a medicina chinesa, o manjerico tem uma natureza Morna e um sabor Picante (e também Amargo durante o verão).
A principal ação energética do manjerico é estimular o Qi do Pulmão (abrindo as vias respiratórias) e expulsar o Vento-Frio-Humidade deste órgão energético e do seu meridiano. 

Esta planta também estimula o Qi do Baço-Pâncreas, combate a presença de mucosidades internas e melhora a estase do Qi do organismo (em particular o Qi do Fígado).

Principais benefícios para a saúde

No contexto da medicina tradicional chinesa, pode-se usar o manjerico em certas circunstâncias (muitas vezes associada a outras plantas para maior efeito sobre a saúde), que a seguir detalhamos:

O manjerico é útil para tratar gripes (de sintomas Vento-Frio com expetoração abundante) ou doenças respiratórias como a bronquite, a sinusite e a rinite.

Esta planta atua nos distúrbios do aparelho digestivo (acalma a dor de estômago, alivia os vómitos e as náuseas) e melhora a digestão. 

Pela sua ação de combater a humidade (interna) e fazer circular o Qi e o Sangue, pode ajudar em algumas doenças em que exista bloqueio do Qi e estase de Sangue, aliviando a dor, tais como em certos tipos de cefaleias ou na dismenorreia.
O manjerico (especialmente a planta colhida no verão) também pode auxiliar no tratamento de certos tipos de depressão ligados ao Po, onde a tristeza profunda é a emoção dominante.

Além disso, também tem propriedades antissépticas, sendo usada desde a antiguidade para tratar feridas na pele e mordeduras de animais, por exemplo.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Camellia sinensis

Como lidar com a dor crónica

A depressão segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado