DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A acupuntura na insónia

 

Introdução

O sono é fundamental para a saúde mental e para o bem-estar geral. É através de uma noite de sono reparador que o organismo recupera o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, preparando-se para enfrentar com vitalidade o dia seguinte. Quem não dorme bem apresenta sinais de cansaço, ansiedade, nervosismo e falta de disposição para executar as suas tarefas diárias e, a longo prazo, terá mais apetência para desenvolver doenças metabólicas como a diabetes ou doenças mentais como a depressão.

 

O que é a insónia?

A insónia é uma perturbação do sono relacionada com a dificuldade em adormecer e em manter um sono profundo e reparador, levando quem padece deste distúrbio a apresentar sinais de cansaço, ansiedade, nervosismo e falta de disposição para executar as suas tarefas diárias. Além disso, a longo prazo, quem sofre de insónia terá maior propensão para desenvolver doenças metabólicas, como a diabetes, ou doenças mentais, como a depressão.
As necessidades de sono variam de acordo com a idade, de pessoa para pessoa, e dependem também de outros fatores, como o ritmo circadiano individual, em que o horário de deitar tem um impacto profundo na qualidade do sono. Por exemplo, uma criança precisa de se deitar mais cedo e dormir mais horas do que um adulto. Afinal de contas, o ditado “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” tem a sua razão de existir.

 

As causas mais comuns para a insónia

As causas mais comuns da insónia são a ansiedade e o stress (interpessoal, laboral, financeiro, etc.), a incompatibilidade ambiental (ruído que impede o sono) ou alterações do psiquismo (como um choque emocional, depressão, Alzheimer, etc.). Além disso, pode também estar associada a uma condição de saúde que provoque uma perturbação fisiológica suficientemente grave a ponto de causar insónia.

 

Os diferentes tipos de insónia

Para ser considerada uma verdadeira patologia de sono, é necessário que a insónia ocorra pelo menos três vezes por semana. Então, neste caso, a insónia é diagnosticada segundo o seu padrão:
- Inicial (dificuldade em iniciar o sono),
- Intermédia (incapacidade em manter o sono);
- Terminal (acordar muito cedo).
E período de duração:
- aguda, quando afeta a pessoa por um período inferior a quatro semanas;
- crónica, por um período superior a quatro semanas.

 

A insónia segundo a MTC

Sendo o sono uma função natural da Mente (Shen), que é governada pelo Coração (Xin), pode-se dizer que a insónia é consequência de uma perturbação energética do Shen e do Coração, levando a que a Mente seja incapaz de passar de um estado Yang para Yin. Isto deve-se a um desequilíbrio energético que pode ter origem no Coração, mas também pode ser ocasionado por outros sistemas energéticos (Fígado, Rim, Baço-Pâncreas e Pulmão), isoladamente ou combinados.
Segundo a visão da medicina tradicional chinesa (MTC), a insónia é uma doença que necessita de uma terapêutica individualizada (como qualquer outra doença tratada pela MTC). Assim, é necessário realizar um diagnóstico energético do paciente antes de iniciar o tratamento, ato que só um especialista em acupuntura e medicina tradicional chinesa pode fazer com competência.

 

Benefícios apontados à acupuntura nos distúrbios do sono

A acupuntura tem a habilidade natural de produzir mudanças positivas no funcionamento do organismo, regulando inúmeras funções fisiológicas, sendo uma delas a capacidade de induzir o sono e mantê-lo durante a noite, proporcionando assim um sono de qualidade.
São diversas as razões apontadas pela ciência que tornam a acupuntura uma terapêutica de grande valor para tratar a insónia (e outros distúrbios do sono):
• Produz relaxamento ao aliviar o stress e a ansiedade através da libertação de endorfinas;
• Melhora os níveis de serotonina, que muitas vezes são inadequados em quem sofre de insónias;
• Acalma a atividade cerebral ao influenciar os níveis de GABA;
• Regula o ritmo circadiano, que pode ser um dos fatores responsáveis por um sono irregular, especialmente em quem trabalha por turnos.

Para além dos benefícios anteriormente descritos, a acupuntura também pode corrigir outros desequilíbrios energéticos que influenciam indiretamente a qualidade do sono. Lembramos que o sono é uma função fisiológica induzida e coordenada por vários sistemas orgânicos que, quando descompensados, podem ter um impacto direto ou indireto na forma de dormir.

 

Conclusão

Dormir bem é uma mais-valia para a saúde e o bem-estar. Trata-se de uma função tão essencial que ter um sono repousante e de qualidade pode fazer muita diferença no dia a dia, especialmente quando este é autêntico e natural.
Quando a acupuntura é chamada a tratar a insónia, ao se atuar sobre a causa primária que a origina, o organismo volta a funcionar corretamente, induzindo um sono de qualidade, que se traduz em benefícios profundos e verdadeiramente impactantes. Além disso, é uma terapêutica natural e sem efeitos secundários, o que também contribui positivamente para o estado de saúde do doente.

Se sofre de algum tipo de distúrbio do sono, considere os nossos tratamentos, pois encontrará competência, experiência, segurança e a mestria do Método Pedro Choy. A nossa assertividade muitas vezes soluciona o que parece não ter tratamento, não só na insónia, mas também em muitas patologias do foro mental e psiquiátrico (e em muitas outras áreas).

A seguir, encontrará alguns testemunhos relacionados com a insónia e outras condições de saúde mental. Para se inteirar dos benefícios os nossos tratamentos de acupuntura nesta área, siga os links.

 

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Tratamento Ansiedade Medicina Chinesa

Tratamento Ansiedade Acupuntura

Tratamento Ataques Panico Acupuntura

Medicina Chinesa - Tratamento Insónias

Depressão - Joao Patricio - 48 anos

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado