Introdução
Original da China, a planta do chá é utilizada há muitos séculos pelos povos asiáticos, que a consomem principalmente em forma de infusão. O chá é considerado uma bebida de eleição por todos os povos do oriente, devido ao seu sabor agradável e ao impacto positivo na saúde. Na ásia, bebem-no várias vezes ao dia, mesmo no verão, e a sua popularidade é de tal ordem, que o chá é considerada a 2ª bebida não alcoólica mais consumida do mundo, depois da água.
Chá, uma bebida universal
Conhecida e utilizada há milénios, a Camellia Sinensis é um arbusto robusto, de fácil cultivo e que se adapta bem a qualquer clima, o que facilitou a sua expansão a outras zonas do mundo para além da China.
A infusão das suas folhas, vulgarmente conhecida por chá, assume uma importância tão grande na dietética e nos costumes dos povos asiáticos que passou a fazer parte da sua cultura, sendo a tradicional “Cerimónia do Chá” japonesa um excelente exemplo.
Com a chegada dos europeus àquele continente, principalmente por intermédio dos portugueses e mais tarde dos holandeses, o chá passou a ser conhecido também no mundo ocidental, popularizando-se em muitos países. Um bom exemplo é o costume inglês do “chá das 5”, introduzido na Corte de Inglaterra pela rainha Catarina de Bragança, de origem portuguesa, quando se casou com o Rei Carlos II de Inglaterra, em 1662.
Os diferentes tipos de planta do chá
Apesar de ser cultivado em muitas partes do mundo, a China é o maior produtor de chá, e o que produz mais variedades e o de melhor qualidade.
Existem muitas variantes diferentes de chá, sendo as mais conhecidas o chá preto, o verde, o branco, o pu-erh e o wulong (oolong). Todos estes tipos de chá são obtidos a partir das folhas da Camellia Sinensis, mas por diferentes maneiras de cultivo, de colheita e de preparação da folha. Por exemplo, o chá verde é produzido das folhas frescas da planta, enquanto que o chá wulong é parcialmente “oxidado”, ou seja, as folhas ficam em repouso por duas a quatro horas, sendo depois aquecidas para que o processo oxidativo seja interrompido. Já o chá preto é conseguido pelo envelhecimento das folhas, no qual elas passaram pelo processo de oxidação aeróbico completo.
Infusão da planta do chá: mais do que uma bebida agradável, um tesouro para a saúde
Na Medicina Chinesa, o chá é visto como uma fonte importante de saúde, reconhecendo-se benefícios energéticos aos diferentes tipos de chá.
A forma de “fabricar” o chá não só muda o seu sabor, mas também altera as suas propriedades e os seus efeitos no organismo. Por exemplo, o chá verde é considerado refrescante e ajuda a equilibrar o calor interno, estimula o Qi do organismo, dando longevidade. Além disso, também ajuda o Fígado e acalma a mente. No caso do chá preto, devido a uma preparação diferente, este assume algumas propriedades energéticas distintas em relação ao chá verde, pois além de estimular o Qi também estimula o Yang (dando mais energia e calor ao corpo) e melhora o Qi do Baço-Pâncreas, favorecendo a digestão.
Embora as características energéticas mudem consoante a variante do chá, no geral, este atua no organismo da seguinte forma:
-Estimula e ativa o Qi do organismo (vitalidade e imunidade)
-Melhora a digestão
-Purifica o calor do Sangue (ação antioxidante)
-Fomenta o Qi do Rim
-Equilibra o Shen (mente e emoções)
5 passos para preparar o melhor chá de Camellia Sinensis
Embora disponível em saquetas, é aconselhável fazer o chá com as folhas soltas, porque além de ter um sabor mais intenso, também as propriedades nutricionais são superiores.
Para preparar o chá corretamente e aproveitar ao máximo os seus benefícios, é importante seguir alguns passos:
1-Coloque as folhas de chá num bule ou diretamente numa chávena. Aconselha-se 1 colher de sopa (rasa) por cada 0,5L de água. Se desejar pode adicionar outros elementos ao seu chá, como gengibre, canela ou hortelã, por exemplo.
2-Despeje no recipiente a água mineral (ou filtrada), aquecida até cerca de 80°C para o chá verde ou até 100°C para o chá preto.
3-Deixe o chá em infusão por 2-3 minutos para o chá verde e 3-5 minutos para o chá preto.
4-Passado esse tempo, retire as folhas do chá para não tornar a bebida amarga.
5-Aprecie o chá!
Conclusão
Beber chá é uma forma fácil, agradável e barata de beneficiar a saúde. Pode ser bebido várias vezes durante o dia e a qualquer hora, mesmo em jejum ou durante as refeições, simplesmente com o objetivo de hidratar e de fazer bem ao corpo.
Introduzir o chá na alimentação diária pode auxiliar a saúde a longo prazo, na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, oncológicas, metabólicas (diabetes e obesidade), neurológicas, renais, etc.
Como estimulante, a sua ação é mais equilibrada que outros tipos de bebidas do género (como o café, por exemplo), trazendo benefícios únicos e essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Se for sensível à cafeína do chá preto ou de outra variante de chá igualmente oxidada, então prefira o chá verde. Desta forma obtém as mesmas vantagens, mas sem experimentar uma reação orgânica demasiado Yang.
Bom chá! 😊