A Dieta Pedro Choy perfila-se como a solução alimentar que, além de emagrecer a um ritmo elevado, concede o que é raro numa dieta: equilíbrio e harmonia orgânica, restabelecendo a saúde de uma forma duradoura.
Baseada em princípios da dietética oriental, o principal predicado que define a Dieta Pedro Choy é o seu poder para restabelecer o equilíbrio Yin-Yang do organismo através da alimentação, condição essencial para que o organismo volte a funcionar corretamente, especialmente o sistema metabólico.
Introdução
«Somos o que comemos» (frase de Hipócrates, o Pai da medicina). É uma máxima habitualmente usada para descrever os efeitos curativos ou destrutivos que a alimentação tem no corpo humano e, nos dias que correm, esta ideia está mais vigente do que nunca.
Até há poucas décadas, a humanidade manteve hábitos alimentares estáveis, fazendo o mesmo tipo de alimentação natural e saudável há muitos séculos. Se os alimentos tinham maior qualidade do que nos tempos atuais, muitas vezes havia escassez destes, com grande parte da humanidade a sofrer de subnutrição. As doenças que surgiam derivadas à alimentação não eram, em regra, por excesso de alimentos como acontece atualmente, mas pela sua falta.
A ciência inventou novas formas de produzir comida em maior abundância, minorando a fome de muitos povos. Mas isso levou as pessoas, especialmente nos países mais desenvolvidos, a comer em quantidade acima das suas necessidades, mas com pouca qualidade nutricional.
Nas últimas décadas, a alimentação praticada pela humanidade afastou-se do seu verdadeiro papel - nutrir o organismo - para passar a ser uma forma de prazeirismo e de facilitismo, o que criou uma horda de humanos com problemas de nutrição, e graves problemas de saúde global, apesar do excesso de calorias consumidas.
O papel essencial dos alimentos é promover a saúde, mas atualmente acontece o contrário: as principais doenças são causadas pela própria alimentação. Enquanto se der mais importância ao paladar do que aos benefícios que os alimentos produzem no organismo, e pensar-se que quanto mais se comer melhor será, a alimentação continuará a ser um dos principais impulsionadores de doenças orgânicas. Em vez de prolongar a vida e dar vitalidade, faz precisamente o oposto!
O ser humano passou a desconsiderar o ato de comer como um meio de sustentar a vida, e passou a fazê-lo por impulso e por vício, sem consciência das consequências, mudando hábitos alimentares com milhares de anos, enquanto adotava outros novos, aos quais o organismo não se consegue adaptar, o que resulta no aumento de obesidade, diabetes, doenças metabólicas, autoimunes e oncológicas, entre outras.
A obesidade e a diabetes
Já ouviu falar de diabesidade? É um termo recente que combina as palavras diabetes e obesidade e é utilizado para demonstrar que estas duas doenças têm uma causa comum: uma alimentação completamente errada.
Tanto a obesidade como a diabetes são causadas por um metabolismo desajustado ao estilo de vida, que ficou completamente desequilibrado pelos muitos anos de uma alimentação incorreta, o que conduziu ao sobrepeso. Pela via contrária, o aumento de peso injustificado levou a alterações metabólicas, resultando em obesidade, diabetes e no aparecimento de inúmeras doenças que estas duas condições causam.
A diabesidade é considerada uma das maiores pandemias do século XXI, parecendo não haver grande forma de combater o aumento de casos, ano após ano. Mas será que não há solução?
A Dieta Pedro Choy: a solução de um emagrecimento saudável
Tal como o nome indica, a Dieta Pedro Choy é uma criação do Dr. Pedro Choy, pensada não só para emagrecer rapidamente, mas também para restabelecer a saúde.
Quando apoiada pelos tratamentos que compõem o Método de Emagrecimento Pedro Choy, a taxa de perda de peso é consistente e elevada, rondando em regra 1 Kg por semana, perdendo mais peso os grandes obesos (cerca de 10% do excesso ponderal por cada semana nas primeiras 3 a 6 semanas). Além disso, a perda pode ser direcionada para áreas localizadas de tecido gordo.
A resposta do corpo é natural e duradoura, restabelecendo o equilíbrio metabólico e dando energia e vitalidade.
Em que consiste?
Na sua génese, é uma dieta oriental que se baseia em princípios energéticos, harmonizando e equilibrando o organismo através dos alimentos. O seu princípio é simples: alimentos de natureza Yang devem ser consumidos na mesma proporção de alimentos Yin, de acordo com a fase do dia, não só nutrindo o organismo da forma correta, mas também ajudando o organismo a gerar o Qi e a mantê-lo harmonioso e equilibrado. Desta forma consegue-se:
- Diminuir o peso a um ritmo elevado – cerca de um quilograma por semana, ou mais para os grandes obesos.
- Melhorar o metabolismo de uma forma profunda e verdadeira.
- Reeducar o apetite, diminuindo os impulsos por alimentos errados e em excesso.
- Reeducar o corpo a alimentar-se da energia depositada na própria gordura corporal.
- Repor as funções orgânicas prejudicadas pela alimentação errada.
No mesmo princípio Yin-Yang, a Dieta Pedro Choy estabelece-se como uma dieta “low carb - low fat”, não porque segue a visão ocidentalizada de calorias, mas principalmente porque o excesso de hidratos de carbono (especialmente os rápidos) e de gorduras (especialmente as trans) são substâncias de natureza exageradamente Yang e, como tal, criam desequilíbrios energéticos no organismo:
- Síndromes energéticas de natureza Vento, Fleuma, Calor ou Fogo (doenças de natureza oncológica, autoimune, alérgica, cardíaca, etc.).
- Bloqueio ou vazio do Qi (cansaço físico e perda do metabolismo numa fase inicial)
- Vazio do Yang. Ao contrário do que se pensa, uma alimentação demasiada Yang pode esgotar o Qi e o Yang do organismo, com o metabolismo ficando mais lento e passando a funcionar pior, podendo surgir diabetes e obesidade mais tarde, o que deixa a pessoa mais Yin, por falta de Yang.
Sendo uma filosofia alimentar natural e saudável, a Dieta Pedro Choy utiliza apenas alimentos usuais e acessíveis, de preferência frescos. Para quem não gosta deste tipo de alimentos, é muito natural passar a desfrutar deles e deixar de ter vontade de consumir alimentos e substâncias processadas.
Esta dieta é de fácil implementação, mesmo por vegetarianos ou vegans, pois é flexível e permite ser ajustada ao ritmo de vida de cada um e a todo o tipo de condicionantes do dia-a-dia. Para que seja totalmente eficaz necessita de ser orientada por um especialista da clínica Pedro Choy, de forma a manter a sua integridade.
Fonte de saúde no dia-a-dia
Dado o seu perfil equilibrado e a sua ação profunda, a Dieta Pedro Choy também pode ser implementada no dia-a-dia da pessoa que apenas pretende fazer uma alimentação responsável e impulsionadora da saúde e da vitalidade, mesmo não precisando de perder peso. Se corretamente implementada, é uma dieta rica em todo o tipo de nutrientes, dando harmonia ao funcionamento do organismo e pode, em muitos casos, prevenir o aparecimento de doenças e combater o envelhecimento prematuro do organismo.
Conclusão
Para quem precisa perder peso ou tem uma condição de saúde, alterar a alimentação é essencial. O problema surge quando o esforço e a dedicação que a pessoa emprega na mudança não está a dar frutos. Cortar calorias não basta para emagrecer, principalmente quando a dieta recomendada não corresponde ao estado energético da pessoa, fazendo com que não se fomente o equilíbrio Yin-Yang no organismo, fator importantíssimo para que a dieta realmente funcione.
É por esta razão que o Dr. Pedro Choy desenvolveu e personalizou a sua dieta, aplicando os seus conhecimentos e a sua experiência na sua idealização, para que ela possa ser um expoente de um correto método alimentar que, além de emagrecer, também cuida da saúde.
O MPC (Método Pedro Choy), em constante evolução, é o corolário de centenas de milhares de casos tratados e de quase 40 anos de experiência por parte do seu criador.
O Dr. Pedro Choy só ensina o seu método, que está sempre em atualização, aos seus assistentes diretos.
Palavras-chave: MTC, Pedro Choy, Acupuntura