A dor é algo que todos nós, em algum momento da nossa vida, já sentimos. Sabemos que a dor vai muito além do físico, ou seja, a dor também tem um forte impacto emocional que, infelizmente, muitas vezes é desvalorizado.
Dependendo da duração, podemos enquadrar a dor em dois grupos – dor aguda e dor crónica. Sabe quais são as diferenças?
A dor aguda faz parte do sistema de proteção do organismo, é um sinal de alerta do nosso corpo. Neste grupo cabe, por exemplo, a dor intensa que temos quando batemos numa porta, as dores de dentes, as dores que se sentem depois de muito esforço físico. Dores toleráveis e de duração limitada.
A dor crónica perdura no tempo, persiste e acaba por ser considerada ela mesma uma doença. Uma doença especialmente desafiante uma vez que envolve a componente física e a componente psicológica. Quem sofre de dor crónica vê-se diminuído, impedido de ter uma vida social e profissional normal e, regra geral, quem dela padece tem tendência para a ansiedade e depressão.
Em Portugal, a dor crónica é a segunda doença com mais expressão, sendo a primeira a hipertensão arterial.
A DOR pela MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A OMS – Organização Mundial de Saúde – RECONHECE e RECOMENDA a Acupunctura como tendo inúmeras vantagens no alívio e tratamento de qualquer tipo de dor. A Medicina Tradicional Chinesa aborda a dor numa perspetiva energética, incide na origem da dor ao mesmo tempo que a alivia. Ou seja, trata a causa e não apenas os sintomas. ‘’Não basta expulsar o inimigo, é preciso fechar-lhe a porta’’, um provérbio Chinês que define muito em a abordagem à dor.
Anualmente, recebemos milhares de pacientes nas Clínicas Pedro Choy com quadros de dor, sendo mesmo a queixa mais frequente e incapacitante. A experiência sensorial da dor é muito difícil de descrever, cada pessoa, de forma muito particular, tolera e sente a dor de forma singular.
A Medicina Tradicional Chinesa tem uma resposta muito positiva no alívio e tratamento da dor.
Saiba como podemos ajudar na SUA DOR.
Siga-nos nas Redes Sociais
Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy
Contacte diretamente a Clínica mais próxima de si: aqui