Dores de Coluna
Motivo de Consulta: Dores de Coluna
Clínica: Clínica Pedro Choy de Lisboa-Imaviz
Situação Clínica Inicial:
Selerino Graça - 74 anos
Quem sofre de dores da coluna sabe que estas podem ser bastante incapacitantes. Era o caso do Dr. Selerino Graça, de 74 anos, que já padecia desta situação há cerca de um ano. Por estar muito limitado e não estar a ver o fim à sua maleita, decidiu recorrer às Clínicas Pedro Choy para ser tratado pela acupuntura.
Foi consultado pelo Dr. Pedro Choy, que o avaliou segundo a Medicina Tradicional Chinesa. O Dr. Selerino Graça relatou padecer de dores intensas e muito limitantes na coluna lombar, que irradiavam ao longo das coxas segundo a face exterior e atingiam os gémeos. Embora esta fosse a razão principal de ter procurado a acupuntura, também sofria de outras condições de saúde que lhe roubavam a qualidade de vida, nomeadamente a ansiedade, o stress e a apneia do sono. Além disso, sofria de diabetes, de hipertensão e havia colocado uma prótese total no joelho direito.
Tratamento:
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), este paciente apresentava sinais da combinação do vazio do Jing do Rim, do Qi do Rim e do Qi Baço-Pâncreas, com um desequilíbrio do eixo Shao Yin, para além de haver um vazio geral do Qi, do Yang e do Yin, síndromes energéticas comuns às pessoas da sua idade.
Para dar uma resposta atempada às suas dores e ajudar a equilibrar a energia orgânica foi-lhe prescrito acupuntura e fitoterapia chinesa. Os tratamentos de acupuntura inicialmente seriam intensivos durante 5 semanas, com tratamentos 2 ou 3 vezes por semana, passando a partir daí a serem semanais durante 4 meses. Se necessário, estes passariam a serem quinzenais durante mais 9 meses.
Durante este período, tomou diariamente 3 fórmulas de fitoterapia chinesa (medicamentos à base de plantas chinesas) com o intuito de reforçar a vitalidade dos diversos órgãos e, com isso, capacitar o organismo para recuperar das dores, acalmar a ansiedade e o stress e reforçar a saúde osteoarticular, nomeadamente a sua coluna lombar.
Resultados:
Esperava-se bons resultados pela conjunção da acupuntura com a fitoterapia chinesa, provocando mudanças no organismo do Dr. Selerino Costa para ultrapassar este contratempo na sua saúde.
Assim, ao fim de 2 meses de tratamento, este paciente já se sentia 50% melhor em relação aos seus sintomas iniciais, e no final das 18 sessões semanais, 5 meses após ter começado os seus tratamentos, foi considerado que estava totalmente tratado, pois já se encontrava assintomático.
O Dr. Selerino Graça, à data que nos deu o seu testemunho, continuava com a acupuntura regularmente para manutenção e prevenção da sua saúde, uma aposta no seu bem-estar e qualidade de vida. Assista ao seu relato na 1ª pessoa visualizando o vídeo que se segue.
Palavras-chave: Lombalgia, Lombaciatalgia, Dor, Ansiedade, Stress, MTC, Pedro Choy, Acupuntura
Artigos Relacionados:
Tratamento Artroses Acupunctura
Depressão com crises de pânico associadas.
Clínica: Odivelas
A paciente conseguiu perder cerca de 30 kg nas 24 sessões estipuladas que se estenderam por um período de 5 meses.
Clínica: Cascais e Carcavelos
“A acupuntura não dói nada. É muito bom, é a parte mais relaxante do tratamento. Logo na segunda semana, comecei a ter...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Portimão