Ciática
Motivo de Consulta: Lombociatalgia e nervosismo
Clínica: Clínica Pedro Choy de Matosinhos
Situação Clínica Inicial:
Maria do Céu – 74 anos
A paciente veio à consulta para tratar uma lombociatalgia (dor ciática à direita).
Apresentava dores ao caminhar, dores ao sentar e um quadro clínico complexo: sofre de dores generalizadas, de coxartrose à direita, bursite, alteração degenerativa da anca, discopatias, tensão muscular cervical e cervicalgias que provocam cefaleias, bruxismo (até sangrar).
Referiu que acordava frequentemente a meio da noite e que sofria de nervosismo.
Tratamento:
Foram utilizados os três tratamentos simultaneamente: acupuntura, fitoterapia e Tui Na, durante o período que a paciente necessitou para se tratar.
Foram utilizados pontos de acupuntura para desinflamar, reduzir a dor e para ajudar a melhorar a saúde local das diversas zonas afetadas. Também foram aplicados pontos na articulação glenoumeral (ombro) do lado direito para tratar a tendinite.
Para tratar a lombociatalgia, foram usados pontos perto da coluna lombar (local da compressão das raízes nervosas da coluna que estavam inflamadas) e ao longo do trajeto da dor ciática, que neste caso, ia desde a face externa do quadril direito, seguia ao longo do trajeto externo da coxa e perna direita, chegando ao pé.
Resultados:
Ao fim do quarto tratamento, a paciente referiu dormir melhor e sentir menos dores ao levantar.
Com o quinto tratamento, a paciente sentia menos dor na anca, apesar da mobilidade continuar reduzida.
Após o décimo tratamento, a paciente considerou que se sentia 80% melhor. Por isso, as sessões de Tui Na passaram a ser quinzenais.
No 11º tratamento, a paciente afirmou que se sentia cada vez melhor, sem dor lombar, na anca ou no ombro. Começava a caminhar sem dores e já conseguia subir e descer escadas, apesar de ainda sentir uma ligeira dor. A partir desta sessão, os tratamentos de acupunctura passam a quinzenais.
Ao 13º tratamento, passados três meses desde o início do tratamento, Maria do Céu referiu que já conseguia descer e subir escadas sem dores.
Prevenção:
A idade pode ser considerada um fator agravante desta condição.
Para evitar este tipo de dores persistentes, a Medicina Tradicional Chinesa recomenda:
Outros sintomas apresentados pela paciente são indicadores de um quadro degenerativo osteoarticular: artrose na anca esquerda e as discopatias na coluna na lombar e cervical.
Por sua vez, o bruxismo tem outra causa. Normalmente, é causado por um excesso de tensão muscular na ATM (articulação temporomandibular).
Palavras-Chave: Lombociatalgia, lombalgia, dor lombar, dor ciática, ciatalgia, dores generalizadas, dor, cervicalgia, nervosismo
Artigos Relacionados:
“Dor ciática” em análise nas clínicas Pedro Choy
Tratamento Dor Lombar - Acupunctura
O casal já tinha tentado várias vezes a fertilização in vitro (F.I.V.) em Portugal e no estrangeiro, sem sucesso, os e...
Clínica: Av. Roma (Lisboa)
O paciente quando recorreu às clínicas sofria de asma, com crises desde os 18 meses. Depois surgiram as crises de rini...
Clínica: Lisboa (Edif. Imaviz - Picoas)
Trate crises de enxaquecas agudas com acupuntura e fitoterapia da medicina tradicional chinesa. Consulte as Clínicas P...
Clínica: Clínicas Pedro Choy Picoas, Lisboa