Lombociatalgia
Motivo de Consulta: Lombociatalgia, Ciatalgia
Clínica: Clínica Pedro Choy de Tomar
Situação Clínica Inicial:
Manuel Marques Ribau – 53 anos
O paciente sofria de hérnia discal lombar (L3, L4 e L5) com dor irradiante para a zona do cóccix, virilhas e testículos. As dores eram aliviadas com aplicação de calor, mas agravavam-se quando se mantinha de pé ou parado.
Manuel apresentava também um quadro de litíase renal (pedras nos rins) e prostatite, além de referir ansiedade.
Tratamento:
A dor lombar, onde se inclui a lombociatalgia, afeta 84% da população mundial. A acupuntura pode aliviar a dor e atuar sobre os sintomas da lombalgia, e em muitos casos, pode obter resultados perduráveis. A acupunctura é um dos meios terapêuticos mais eficazes e é isenta de efeitos secundários.
Já o livro “Princípos de Medicina Interna do Imperador Amarelo”, um clássico de Medicina Tradicional Chinesa datado de 500 a.C., refere o papel da acupuntura no tratamento da dor lombar.
Na Medicina Chinesa, a zona lombar é considerada o local de residência do Rim. Na verdade, a maioria das lombalgias está associada à deficiências da energia (Qi) do Rim.
Diz o jornal Med Acupunct que “a Bexiga, que tem uma relação Yin/Yang com o Rim, tem o seu canal ao longo da coluna vertebral em ambos os lados, e o canal muscular da Bexiga abraça a cintura. O canal do Vaso Governador atravessa o meio da coluna vertebral; o vaso do Calcanhar Yang influencia a área entre a anca e a coluna vertebral; e o Vaso do Cinto corre horizontalmente na zona lombar. Estes factos são importantes para a seleção dos pontos. Rim deficiente, Qi perturbado ao longo do Canal da Bexiga, lesão dos canais musculares na zona lombar e ataques de Vento e Humidade (reumatismo) contribuem para o bloqueio da circulação de Qi e Sangue na zona lombar, produzindo dor lombar.”
O tratamento prescrito a este paciente consistiu em sessões de acupuntura e Tui Na não só para aliviar os sintomas, mas também para promover a recuperação da vitalidade das estruturas locais, o que ajuda a melhorar a saúde da coluna lombar e, assim, ter menos riscos de ter recaídas.
Resultados:
O paciente referiu alívio imediato após o primeiro tratamento de acupunctura e Tui Na.
Após a terceira sessão de tratamentos, Manuel referiu ter melhorado quase que por completo, classificando como 80% de melhoria.
Ao quinto tratamento, já estava sem dores e decidiu parar o tratamento semanal. Contudo, manteve algumas sessões mensais para consolidar o resultado.
Testemunho:
“O paciente sentiu ausência de sintomas da dor ao fim de apenas três sessões de acupuntura e de Tui Na.”
Palavras-Chave: Lombociatalgias, lombalgia, lombalgias, dor lombar, dores lombares, dor ciática, dores ciáticas, ciatalgia, ciatalgias, hérnia discal, hérnias discais, dor generalizada, dor
Artigos Relacionados:
“Dor ciática” em análise nas clínicas Pedro Choy
Tratamento Dor Lombar - Acupunctura
A paciente apresentava um diagnóstico de Síndrome de Ménière desde 2005. Sofria de dor de ouvidos, enxaqueca, vómitos,...
Clínica: Cascais
A paciente quando recorreu às Clínicas Pedro Choy sofria de mal-estar, distúrbios intestinais, vómitos, sensação de ap...
Clínica: Aveiro
A Medicina Tradicional Chinesa pode ser a solução para o controle eficaz da diabetes. Marque já a sua consulta e tenha...
Clínica: Salvaterra de Magos