Nevralgia do Trigémeo
Motivo de Consulta: Nevralgia do Trigémeo
Clínica: Clínica Pedro Choy Picoas
Situação Clínica Inicial:
Quando Sónia Fernandes veio até à Clínica Pedro Choy de Picoas, sofria há um ano de dores intensas e muito frequentes por causa de uma nevralgia do trigémeo que lhe afetava o lado esquerdo da face. As crises de dor eram persistentes e agudas, roubando-lhe muita qualidade de vida.
Ao início as dores manifestaram-se perto de um dente e por isso consultou um dentista, mas sem sucesso.
Como os sintomas se mantiveram, algum tempo depois, Sónia procurou um neurologista. Realizou uma ressonância magnética que se mostrou inconclusiva, e o médico optou pela prescrição de alguns medicamentos para aliviar a sua sintomatologia, que apenas funcionaram parcialmente.
A Nevralgia do Trigémeo é uma condição aguda que ocorre quando o nervo trigémeo entra em disfunção, inflamando e, consequentemente, desencadeando dor, que pode ser muita intensa, persistente e, em alguns casos, crónica. Este nervo situa-se na cara, controla os músculos envolvidos na mastigação e transporta a informação sensitiva desta área até ao cérebro.
Existem diversas causas para a nevralgia do trigémeo, sendo a mais comum a compressão provocada por uma artéria que se posiciona sobre este nervo de um modo anormal.
Tratamento
Quando procurou as Clínicas Pedro Choy, Sónia ainda tinha dores neurológicas muito intensas e frequentes, apesar de medicada, o que lhe diminuía significativamente a sua qualidade de vida.
Após uma consulta, na qual o seu estado de saúde foi analisado detalhadamente, foi estipulado um tratamento intensivo de acupuntura de forma a produzir os melhores resultados no menor tempo possível.
O tratamento de acupuntura consistiu em 2 ciclos de sessões de acupuntura a serem realizados da seguinte forma: o 1º ciclo ao ritmo de 3 sessões/semana durante 1 mês; o 2º ao ritmo de 2 sessões/semana durante 1 mês e meio.
Quando terminasse os 2 ciclos de sessões de acupuntura, Sónia faria nova consulta (se necessário) para se poder avaliar os resultados terapêuticos obtidos até então.
Além da acupuntura, também foi prescrito uma fórmula de fitoterapia chinesa (um preparado de plantas chinesas) para complementar energeticamente o tratamento de acupuntura, que Sónia teria de tomar diariamente. Este preparado de plantas chinesas (fitoterapia chinesa) não tem nenhum tipo de contraindicação, mesmo com a paciente a tomar os medicamentos convencionais.
Resultados:
Com apenas 2 semanas de tratamento, Sónia passou a ter dores menos frequentes e intensas, mas não de uma forma consistente, havendo pequenas crises pontualmente.
No final do 1º mês de tratamento, ou seja, no término do 1º ciclo de sessões de acupuntura, Sónia tinha melhorado 80% em relação à sintomatologia inicial, o que fez com que já não recorresse à medicação convencional de S.O.S.
A partir do 4º tratamento do 2º ciclo terapêutico passou a estar assintomática, deixando de tomar medicamentos a partir daí.
Sónia ainda fez mais três sessões de acupuntura para consolidar os efeitos terapêuticos, apesar de já não ter qualquer sintoma, pelo que o seu tratamento foi dado por finalizado, não sendo necessários os restantes tratamentos do 2º ciclo terapêutico.
Este tratamento de medicina chinesa, idealizado segundo o Método Pedro Choy, permitiu tratar de uma forma rápida (em apenas um mês e meio) e decisiva a nevralgia do trigémeo de que Sónia Fernandes padecia, ficando assintomática de uma condição que já se arrastava há um ano, apesar de Sónia tomar medicação convencional para aliviar as dores.
Palavras-Chave: Dor; Inflamação; Nevralgia do Trigémeo; MTC; Pedro Choy; Acupuntura
Artigos Relacionados:
Literalmente não conseguia andar e com 20 anos isso é preocupante, senti uma diferença enorme, já consigo fazer a minh...
Clínica: Avenida de Roma
A acupunctura também é útil no tratamento da dor, por exemplo, a dor no ombro. Consulte as Clínicas Pedro Choy especia...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Carcavelos
Discartrose na L4, L5 e S1. Lombalgia com ciatalgia lateral direita. Só andava com canadianas e tinha recomendações mé...
Clínica: Carcavelos