Introdução
Mais comum do que se imagina, a enurese infantil é uma doença pouco relatada a terceiros, em parte pelo estigma social que ainda existe relacionado com o facto de uma criança fazer “xixi” durante a noite. Muitos pais temem que o seu filho seja discriminado ou ridicularizado por outras crianças, e ao mesmo tempo têm tendência para sentirem-se culpados ou inadequados por não conseguirem resolver o problema.
Como a perda de urina ocorre sem que a criança possa ter um controle voluntário e consciente da situação, é ela própria vítima de uma situação que não consegue dominar, e que pode ser lembrada na idade adulta como uma situação traumatizante da sua infância.
Já os pais experimentam uma sensação mista de culpa e de impotência por não conseguirem ajudar o seu filho e pelas dificuldades que sentem em encontrar respostas precisas que justifiquem a doença ou que proporcionem um tratamento eficaz que possa amenizar ou tratar esta patologia.
O que é a enurese noturna infantil?
A enurese noturna infantil é caracterizada pela perda involuntária de urina durante o sono de crianças com mais de 5 anos, pelo menos 2 vezes por semana durante 3 meses consecutivos e sem causa física que a provoque. É uma condição transitória que pode prolongar-se até à puberdade (muito raramente se prolonga até à idade adulta), afetando mais os rapazes do que as raparigas, e com tendência a diminuir com o avançar da idade.
As causas levam ao aparecimento da enurese noturna infantil ainda não são bem compreendidas pela ciência na sua totalidade, podendo ser uma súmula de diversos fatores de natureza físicos, genéticos (se um ou ambos os pais também sofreram desta doença), psicológicos e até sociais.
As consequências de quem sofre desta condição são de diversa ordem, afetando tanto a criança como a família, havendo a perturbação do equilíbrio emocional e psicológico da criança e prejudicando a sua vida social e familiar, sendo uma fonte de stress para todos os envolvidos. A criança tem um maior risco de desenvolver:
- Sentimentos de vergonha e de ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Dificuldades de socialização;
- Perda de qualidade de vida e de rendimento escolar.
A enurese noturna para a Medicina Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) descreve a enurese noturna infantil como uma doença energética em que há um desequilíbrio do sistema urinário da criança porque o Qi (energia) do Rim não o controla corretamente durante o sono.
Embora o Vazio do Qi do Rim seja a causa primária para o aparecimento desta doença, outras síndromes energéticas podem existir simultaneamente com o Vazio do Qi do Rim, sendo fatores que agravam esse défice de Qi.
As síndromes energéticas mais comuns são as seguintes:
Vazio do Qi do Rim
A grande maioria dos casos de enurese noturna infantil são causados por um Vazio do Qi do Rim simples, que pode ser visto como a causa primária desta doença. Contudo, em algumas situações pode haver uma combinação desta síndrome energética com outras, tornando a doença mais complexa.
A falta de controlo do sistema urinário à noite prende-se, na maioria dos casos, com um défice do Qi do Rim, porque este órgão energético tem a responsabilidade de produzir o crescimento ósseo, das medulas e do cérebro, fornecendo quase toda a sua energia ao crescimento e desenvolvimento da criança. Isto tudo faz com que o Rim entre em “vazio” energético, apesar da tendência ser para desaparecer mais tarde, quando o crescimento passa a ser estimulado pelas hormonas (início da puberdade) ou então quando abranda, já numa fase mais tardia da adolescência. Em alguns casos o Vazio do Qi do Rim pode levar a um Vazio do Yang do Rim, o que faz com que a enurese noturna seja mais profunda.
Em alguns casos, o enfraquecimento do Qi/Yang do Rim também pode ocorrer se a criança tiver um sono pouco reparador ou excesso de atividades durante o dia, por um tempo prolongado.
Vazio do Jing
O Jing Qi (Essencial ou Vital) é a energia que resulta dos fatores genéticos e da gestação, e pode ser designado como a Vitalidade com que um bebé nasce. Este tipo especial de Qi será gasto lentamente ao longo da vida, e influencia e determina todos os aspetos da vitalidade de um ser humano. Quando o Jing Qi de uma criança é débil, o seu Qi e Yang do Rim também o são, o que levará a uma situação de enurese noturna que só desaparecerá na adolescência ou pode prolongar-se até à sua fase adulta.
Alterações do Shen e do Zhi
Esta síndrome energética está presente quando a criança é submetida a situações de instabilidade emocional, como por exemplo quando há stress ou medo com muita frequência. Tal acontece porque o Shen (centro energético emocional - mental governado pelo Coração) ainda é imaturo e sensível, e por isso produz facilmente alterações do Zhi (energia mental-emocional do Rim associada à coragem e ao medo), o que perturba e enfraquece o controle do sistema urinário por parte do Rim.
Vazio do Qi do Baço-Pâncreas
Quando uma criança faz uma alimentação desequilibrada (por exemplo, ao comer geralmente muitos doces) isto pode causar um déficit do Qi do Baço-Pâncreas, que será insuficiente para “alimentar” o Qi do Rim causando à deficiência ou agravamento do vazio já existente do Qi do Rim, o que conduz à enurese noturna.
Além disso, em algumas crianças (não em todas) quando existe um vazio do Qi do Baço-Pâncreas passa a haver mais “humidade” interna, o que obriga a um esforço maior por parte do Rim para drenar os líquidos internos, desgastando o seu Qi, com especial impacto à noite.
Vazio da Rong Qi/Ying Qi
Se a criança faz uma alimentação insuficiente (em quantidade e qualidade ou passa muitas horas sem comer) para o ritmo de crescimento, então há um défice de energia alimentar que esgota o Qi do organismo, e com isso o Qi e o Yang do Rim, que pode levar à enurese noturna, se houver tendência para isso.
Tratamento por acupuntura a laser
Para que a criança possa ter o máximo de conforto ao ser tratada pela acupuntura, as Clínicas Pedro Choy disponibilizam tratamentos a laser (em vez de agulhas). É um tratamento indolor e sem nenhum efeito secundário, e é rápido de ser implementado e demora apenas alguns minutos. No caso das crianças, o laser de acupuntura tem uma eficácia semelhante aos tratamentos de acupuntura com agulhas, não resultando em menor aproveitamento terapêutico se o tratamento for executado desta forma.
Conclusão
A enurese noturna infantil é uma doença transitória e benigna, mas que deixa marcas profundas não só na criança, mas também na família e, portanto, deve ser levada a sério.
A Medicina Chinesa tem um entendimento profundo desta patologia, nas suas múltiplas vertentes. A nossa prática clínica, baseada no Método Pedro Choy, procura sempre tratar a causa energética latente que está a gerar a enurese noturna infantil, o que tem produzido resultados muitos positivos nesta doença, contribuindo muitas vezes para a sua remissão.
Além disso, as Clínicas Pedro Choy proporcionam segurança, comodidade e tranquilidade a todos os seus pacientes, especialmente às crianças, para que o tratamento de medicina chinesa seja o mais agradável possível, além de eficaz. Com tratamentos impercetíveis de acupuntura por laser, em vez de agulhas, executados por uma equipa experiente na área infantil, iremos garantir qualidade e confiança no tratamento do seu filho, para que a enurese noturna seja tratada corretamente na sua verdadeira dimensão.