O Inverno enfraquece o Rim
Sabia que o Inverno tem um grande impacto no seu Rim?
Esta estação do ano, pelas suas características muito próprias, como o frio e a pouca luz solar, enfraquece o Rim Yin e o Rim Yang, o que o torna mais suscetível a desenvolver ou agravar uma doença de natureza fisiológica ou energética, durante o Inverno.
São vários os fatores invernais que enfraquecem a saúde dos seus rins, como a seguir explicamos:
- O frio causa a constrição dos vasos sanguíneos, provocando a diminuição do fluxo sanguíneo para os rins, dificultando a função renal.
- Nesta altura do ano existe pouca necessidade de hidratação, o que leva a uma menor apetência para o consumo de líquidos, particularmente água, situação que conduz ao aparecimento de cálculos renais e à diminuição da função renal.
- O corpo despende mais energia Yang para se adaptar e resistir às temperaturas baixas, o que enfraquece principalmente o Rim Yang.
- A exposição ao frio de algumas partes do corpo relacionadas com os canais energéticos do Rim, nomeadamente a planta dos pés, a coluna e a garganta, provocará a diminuição do Qi do Rim. Além disso, também pode causar uma invasão do frio nesses canais energéticos, provocando diversas patologias, segundo a tendência da pessoa, tais como dores de coluna ou articulares, amigdalites ou gripes, infeções urinárias, dismenorreia, etc.
- Ao existir menos luz, também diminui a quantidade de melatonina, serotonina e vitamina D, assim como algumas hormonas que são sazonais, principalmente as sexuais. Todas estas substâncias químicas enquadram-se energeticamente com o Rim, principalmente o Rim Yang.
Como cuidar do seu Rim para ter a melhor saúde possível no Inverno?
A tradição milenar chinesa diz que devemos nos comportar sempre de acordo com a energia de cada estação do ano, adotando hábitos de vida e alimentares que ajudem o corpo a adaptar-se o melhor possível aos desafios que as diversas estações do ano obrigam.
No caso do Inverno, a mais Yin das estações do ano, a sua energia convida ao recolhimento e a fazer atividades mais ligeiras, sem que se desgaste as reservas da energia vital do corpo.
Porque nesta estação do ano predomina a energia Yin, e o corpo não consegue sustentar a sua energia Yang como acontece noutras alturas do ano, existe uma maior tendência para desenvolver ou agravar patologias relacionadas com o Yang, principalmente com o Rim Yang, que é maior fonte primária desta energia. Para isso deve-se:
- Fazer atividade física, mas mais ligeira.
- Utilizar roupas bastante quentes e evitar a exposição ao frio.
- Dormir mais horas e deitar mais cedo.
- Não despender energia sexual desnecessariamente.
- Procurar fazer uma alimentação que “aqueça” o organismo:
-
- evitar pratos e bebidas frias
- preferir ensopados e bebidas quentes
- recorrer a alimentos específicos que promovam o Yang do organismo (mais à frente indicamos alguns exemplos).
Como explicamos anteriormente, os rins, parte substancial do Rim Yin, estão mais fragilizados e sofrem um maior desgaste no Inverno. Para evitar o seu enfraquecimento é necessário ter alguns cuidados essenciais:
- Evitar doces e açúcar. Preferir mel e fruta a doces, mas mesmo estes devem ser consumidos moderadamente.
- Evitar o excesso de sal. Em quantidades muito pequenas, o sal promove a função dos rins, mas tem o efeito oposto em grandes quantidades.
- Beber líquidos, especialmente mornos ou quentes. Comece o dia a beber um copo de água morna para compensar a desidratação que ocorreu durante a noite.
- Sempre que possível deverá introduzir alguns alimentos que fomentem a saúde renal, segundo a nossa dietética. Damos alguns exemplos a seguir.
Alimentos preferenciais para o Inverno
Eis alguns alimentos comuns que deve consumir a amiúde para estimular:
- A energia Yang, o que ajuda o corpo a ter mais energia e a gerar mais calor:
-
- gengibre;
- canela;
- alho;
- pimenta;
- frutos secos;
- café ou cereais torrados;
- sementes, especialmente a semente de sésamo negra ou torrada;
- ensopados de carnes (a canja de galinha é um bom exemplo);
- tubérculos, como a batata-doce e a cenoura, aquecem o organismo.
- O Rim, fomentando em particular a vitalidade dos rins:
-
- couves, especialmente a couve branca e roxa;
- algas;
- sementes de abóbora;
- feijão e lentilhas;
- grãos integrais, como o arroz integral;
- tofu;
- peixe e frutos do mar;
Por último, queremos só deixar um alerta sobre a alimentação. Faça sempre uma alimentação variada e natural, e evite consumir alimentos processados. Este tipo de alimentos são muitas vezes pobres em nutrientes e têm substâncias indesejáveis para a saúde, com resultados imprevisíveis e às vezes até desastrosos. No caso particular dos rins, o excesso de sódio, açúcar, conservantes e outras substâncias químicas fazem dos por alimentos industrializados um dos principais inimigos deste par de órgãos.