Sinusite
Motivo de Consulta: Congestão Nasal, Secreções na Garganta, Rinite, Sinusite,
Clínica: Clínica Pedro Choy de Portimão
Situação Clínica Inicial:
Mário Spencer – 53 anos
Quando o Mário veio à consulta, apresentava uma grave dificuldade respiratória, sintoma esse que já perdurava há cerca de oito meses.
O quadro clínico consistia no seguintes sintomas: forte congestão nasal, por vezes ouvidos tapados e secreções muito difíceis de expelir, que causavam comichões na garganta.
O Mário não conseguia fazer o que deveria ser simples: respirar pelo nariz, dormir deitado, passear, cantar. Aliás o Mário é cantor, músico e ator, e esta situação clínica afetou não só o seu dia-a-dia, mas também o seu desempenho profissional.
Foi assim, muito cansado e desanimado, que o paciente recorreu às nossas clínicas, uma vez que todos os tratamentos a que tinha sido submetido até essa data não tinham surtido efeito. Aliás, foi o seu médico de clínica geral a sugerir a ideia de recorrer à acupunctura e à medicina chinesa.
Em termos de historial clínico, o Mário tinha tido Covid-19 dois meses antes, com sintomatologia leve, mas que acentuou ainda mais o seu cansaço e os seus problemas de olfato e paladar.
Nos últimos anos, passou por situações emocionais difíceis, sofreu de refluxo gastro esofágico e aumentou de peso. Não toma medicação e recorre muito frequentemente ao spray nasal.
Tratamento:
O Mário iniciou o plano de tratamento e, logo após a primeira sessão, sentiu uma ligeira melhoria: as secreções diminuíram ligeiramente e tornaram-se mais fluídas e fáceis de expelir.
Essa melhoria intensificou-se gradualmente até à 5ª sessão, na qual referiu ter conseguido passear uma hora e meia (o que não conseguia fazer há muitos meses).
No 6º tratamento disse estar entre 50%-60% melhor. Recorria ao spray nasal apenas de maneira pontual.
Depois do 7º tratamento, conseguiu dormir em posição horizontal, o que até então só conseguia fazer sentado.
Resultados:
Após 10 sessões de acupunctura, o Mário sente a respiração muito mais fluída, dorme muito melhor, sente-se mais calmo, perdeu peso e consegue praticar exercício físico regularmente.
Em suma, já não sofre desta congestão nasal que era um verdadeiro bloqueio para usufruir de uma vida normal e produtiva.
Testemunho:
“A acupuntura não doi nada. É muito bom, é a parte mais relaxante do tratamento. Logo na segunda semana, comecei a ter melhorias. Sei que muito em breve vou deixar de ter este problema”.
Palavras-Chave: rinite, sinusite, congestão nasal, secreções na garganta, dificuldade em respirar, cansaço, insónias, corrimento nasal, secreções, ouvidos tapados, respiração difícil, bloqueio nasal, acupuntura, fitoterapia
Artigos Relacionados:
Quando chegou até nós, com 11 meses de idade, não tinha força muscular, não endireitava a cabeça. Hipotrofia muscular....
Clínica: Carcavelos
Carolina conheceu as Clínicas Pedro Choy aos 17 anos, quando já nada a fazia acreditar que era possível emagrecer.
Clínica: Imaviz
Desde os dez anos que a paciente apresentava enxaquecas latentes, localizadas mais à esquerda na zona da testa, sendo ...
Clínica: Cascais