DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Paralisia Facial

CASO CLÍNICO

Tratamento de paralisia facial com acupuntura e fitoterapia

Motivo de Consulta: Paralisia Facial

Clínica: Clínica Pedro Choy João XXI

Situação Clínica Inicial:

Uma paralisia facial surge inesperadamente e, em alguns casos, as suas sequelas podem ser difíceis de reverter pelos meios de tratamento convencionais. Foi isto foi o que aconteceu a José Marques.

Numa manhã, José acordou com a face do lado esquerdo entorpecida e com menos mobilidade do que o normal, vindo a piorar nas horas subsequentes. Procurou ajuda médica e, e pelos sintomas que apresentava, o diagnóstico que lhe fizeram foi o de estar a sofrer de uma paralisia de Bell. Para debelar esta condição receitaram-lhe fisioterapia que fez durante vários meses, mas os resultados foram lentos e insuficientes, o que o levou a procurar as Clínicas Pedro Choy.

A paralisia de Bell é um dos tipos de paralisia facial que atinge o nervo facial de um dos lados da face, enfraquecendo-o ou paralisando-o, deixando o rosto liso e sem expressão. Este nervo que controla a musculatura facial, as glândulas lacrimais, estimula a salivação e está envolvido no sentido do gosto. Como a musculatura da cara perde a sua atividade funcional, a pessoa sente um entorpecimento ou peso na face do lado afetado, e funções tão simples como fechar o olho, sorrir ou enrugar a testa tornam-se difíceis. Em certos casos, pode também afetar a captação do som e este ser mais elevado pelo ouvido do lado que sofreu a paralisia. Este acometimento surge pela inflamação do nervo facial, geralmente provocada por um vírus. Os mais comuns são os vírus herpes simples e o herpes zóster, mas também outros como os da gripe, caxumba, mononucleose, rubéola ou COVID-19 podem estar na sua origem.

 

Avaliação energética

Antes de começar a fazer o tratamento de acupuntura, José passou por uma consulta de avaliação no âmbito do Método Pedro Choy, onde foi estudado o seu quadro clínico com todos os pormenores e avaliado segundo os síndromes energéticos, para que o tratamento implementado pudesse ser eficaz e os resultados aparecessem de uma forma consistente.

A avaliação energética determinou que havia:

- Uma síndrome de Vento-Frio do Yang Ming (um meridiano de acupuntura com ligação ao nervo principal atingido pela paralisia facial).

- Uma síndrome de Vento do Fígado causada principalmente pelo paciente estar sujeito a por situações de stress muito intensas e por um tempo prolongado. 

A conjugação simultânea destas duas síndromes energéticas enfraqueceu o organismo em algumas funções biológicas, o que facilitou o atingimento do nervo facial por parte de um vírus. 

Para que um paciente recupere bastante melhor da sua paralisia facial é importante este tipo de avaliação energética, porque só assim se proporcionam as condições terapêuticas adequadas para um tratamento eficaz.

Foi neste sentido que o tratamento seguiu os seguintes princípios terapêuticos:
- Acalmar o Vento do Fígado;

- Ativar o Yang Ming e expulsar o Vento-Frio.

Deste modo, foi receitado um ciclo de 16 sessões de acupuntura a serem realizadas a um ritmo bissemanal. Além disso, o paciente teve de tomar duas fórmulas de Fitoterapia Chinesa, para que o quadro energético anteriormente descrito fosse equilibrado mais rapidamente e de uma forma profunda.

Resultados:

Para este caso clínico esperava-se uma recuperação significativa ao final de 2 meses de tratamento, o que veio a acontecer. Neste período de tempo o paciente recuperou cerca de 60 a 70% desta patologia, bastante mais do que tinha sucedido durante os vários meses em que fez fisioterapia.

No momento em que foi captado o seu testemunho, o paciente tinha recuperado uma parte importante da sua expressão facial e da sua mobilidade da musculatura do rosto, nomeadamente a possibilidade de fechar o olho esquerdo, não sendo tão percetíveis as sequelas da paralisia facial. 

Como se encontra bastante satisfeito com a sua evolução, José Gomes deixou o seu testemunho em vídeo e em imagens, que convidamos a ver.

 

Língua antes do tratamento:

Língua de paciente com paralisia facial antes do tratamento com acupuntura e fitoterapia

 

Língua após o 1º ciclo de tratamento:

Língua de paciente com paralisia facial após tratamento com acupuntura e fitoterapia

 

Palavras-Chave: Dor; Inflamação; Parestesia; Cervicalgia; Lombalgia; MTC; Pedro Choy; Acupuntura; Paralisia

Artigos Relacionados:

Tratamento Paralisia Facial Acupuntura

Medicina Chinesa - Tratamento Paralisia Facial

Voltar

Outros CASOS CLÍNICOS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado