Rinite
Motivo de Consulta: Eczema Atópico e Rinite Alérgica.
Clínica: Clínica Pedro Choy João XXI
Situação Clínica Inicial:
As alergias respiratórias e de pele podem ocorrer simultaneamente, sendo este o caso de Vítor Hugo, que há muitos anos sofria de eczema atópico e de rinite alérgica.
Quando se dirigiu às Clínicas Pedro Choy, a principal motivação de Vítor Hugo foi experimentar uma alternativa aos tratamentos que já fazia há muitos anos, e que não estavam a ser eficazes no controlo dos sintomas, pois o seu eczema e a rinite estavam muito exacerbados.
Na consulta inicial foi-lhe feito um diagnóstico energético, à luz da medicina chinesa, para se compreender o desequilíbrio energético que há tantos anos estava a provocar estas duas doenças alérgicas.
O eczema atópico de que padecia era extenso e grave, atingindo principalmente o pescoço, o tórax, os joelhos e os cotovelos. Por norma piorava sempre que Vítor era submetido a um maior stress profissional, algo que era frequente na sua vida de professor.
Também a sua rinite alérgica era permanente e já durava há muitos anos. No caso de Vítor, os sintomas da sua rinite (espirros, rinorreia aquosa e/ou mucoide, olhos lacrimejantes, etc.) agravavam sempre que havia contato, por via aérea, com substâncias causadoras de alergias, o que ocorria com muita frequência.
À análise do historial clínico de Vítor associou-se a avaliação energética pelo pulso e pela língua, duas formas de diagnóstico usadas pela medicina chinesa e que permitem perceber energeticamente a saúde dos pacientes.
Assim, depois de avaliados todos os elementos obtidos na consulta, foi inferido que ambas as doenças alérgicas se deviam a um desequilíbrio conjunto do Pulmão e do Fígado, a que se juntava uma tendência hereditária (Jing) para alergias.
O tratamento de medicina chinesa prescrito a este paciente consistiu num ciclo de 18 sessões de acupuntura, a serem efetuadas num ritmo bissemanal, com o objetivo terapêutico de equilibrar a energia do Pulmão e do Fígado, e de clarificar o calor na pele e no Sangue (Xue). O objetivo passaria por aquietar gradualmente as alergias de pele e respiratórias de que Vítor padecia.
Além disso, foram-lhe prescritas 3 fórmulas de fitoterapia chinesa, que complementariam e reforçariam os efeitos da acupuntura, e que seriam tomadas diariamente durante as várias semanas de tratamento da acupuntura.
Resultados:
Tal como esperado, os resultados foram aparecendo gradualmente. Ao fim de 2 semanas de tratamento, o paciente já apresentava ligeiras melhoras de ambas as doenças.
Ao fim de um mês de tratamento a rinite alérgica estava muito mais controlada, assim como o eczema atópico, cuja manifestação na pele tinha diminuído bastante, havendo menos prurido e secura.
No final do ciclo terapêutico, cerca de 2 meses desde o início dos tratamentos, a rinite alérgica havia desaparecido e o eczema atópico estava melhor cerca de 50%, um resultado muito bom e promissor para este tipo de doença, visto ter normalmente uma evolução lenta.
No momento do relato deste caso clínico, o nosso estimado paciente Vítor Hugo começou a fazer um novo ciclo terapêutico para continuar o seu tratamento. Esperamos que este dê tão bons resultados como o anterior e que consiga ultrapassar as suas alergias, que há tantos anos condicionam a sua qualidade de vida.
Artigos Relacionados:
O ciclo menstrual da paciente ocorria, em média, de 50 em 50 dias. Quanto à pele, observava-se uma pele com borbulhas,...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Matosinhos
O paciente apresenta hipertensão arterial e sofre de insuficiência renal. Foi transplantado em 2006 e fez diálise peri...
Clínica: Leiria
Em consulta, começou-se por tentar perceber o estilo de vida da paciente e aconselhá-la dando sugestões práticas e exe...
Clínica: Clínica Pedro Choy do Marquês de Pombal