Bursite Trocantérica
Motivo de Consulta: Bursite trocantérica
Clínica: Clínica Pedro Choy de Carcavelos
Situação Clínica Inicial:
Maria de Jesus sofreu uma queda que lhe provocou uma lesão na anca esquerda e, com isso, desenvolveu uma bursite trocantérica. Após 3 anos, continuava com dores, apesar da ajuda médica, e a sua mobilidade estava reduzida, o que condicionava o seu dia-a-dia. Por fim, decidiu tratar-se através da acupuntura, dirigindo-se à Clínica Pedro Choy para este efeito.
Além de sentir dor na anca esquerda e de ter pouca mobilidade, também sentia formigueiro, calor e falta de sensibilidade na parte superior da coxa esquerda, reflexo da extensão da bursite trocantérica.
A Bursite é uma inflamação da bursa, que é uma pequena bolsa com líquido sinovial que se encontra nas proeminências ósseas do corpo, cuja função é diminuir o atrito entre os músculos e os tendões com os ossos. Outra função importante é defender a estrutura onde se localiza de traumas, como quedas ou pancadas. Se o trauma for grave, pode causar uma inflamação considerável, limitando a mobilidade e obrigando a tratamento. Para além destas, existem outras causas que originam o aparecimento de uma bursite, como as alterações degenerativas, o esforço por repetição ou por posturas que causam microtraumas locais.
No corpo humano existem mais de 150 bursas localizadas entre tecidos, como ossos, músculos, tendões e pele. Os locais onde ocorrem mais frequentemente bursites são os ombros, as ancas, os joelhos, os cotovelos e os calcanhares.
Tratamento
Determinou-se na consulta de avaliação inicial que o tratamento de acupuntura seria realizado bissemanalmente, uma vez que o seu problema de saúde já se prolongava há 3 anos e os sintomas que apresentava eram graves. Além da acupuntura, foi-lhe receitada fitoterapia chinesa - remédio de plantas chinesas - que Maria de Jesus teria de tomar diariamente. Devido a todos os fatores envolvidos, o seu papel seria tão importante quanto a acupuntura na recuperação da saúde desta paciente.
Desta forma, o tratamento visou reduzir a dor e a inflamação, regenerar e revitalizar os tecidos ofendidos. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o princípio energético implementado neste tratamento foi combater a estase de sangue e desbloquear o Qi locais, e também reforçar a energia do Rim, órgão energético responsável pela saúde óssea e articular, para uma recuperação mais célere e efetiva.
Resultados:
Em apenas um mês desde o início dos tratamentos a paciente já sentia uma redução significativa da sintomatologia, com menos dor e melhor mobilidade. Para consolidar os bons resultados de tratamento, este foi prolongado por mais um mês e meio.
Porque se sente muito bem com a acupuntura, Maria de Jesus continua a vir à Clínica Pedro Choy fazer tratamentos, que não só reforçam o seu bem-estar físico como também lhe dão vitalidade para enfrentar os desafios da terceira idade.
A seguir encontra o testemunho em vídeo de Maria de Jesus, onde ela deixa o seu sentir pelos tratamentos que recebeu por parte das Clínicas Pedro Choy. Assista.
Artigos Relacionados:
Após o sexto tratamento o paciente começou a sentir uma pequena melhoria, ao sétimo tratamento o paciente relata que e...
Clínica: Aveiro
Crise de artrite reumatóide que durava já há quatro dias, com dores violentas e inchaço no braço direito e febre.
Clínica: Cascais
Paciente de 4 anos sofreu uma crise de asma que o levou a internamento hospitalar. Após o internamento este menino rec...
Clínica: Leiria