Fibromialgia
Motivo de Consulta: Fibrilação auricular
Clínica: Lisboa - João XXI
Situação Clínica Inicial:
Desde 2011, Carmelinda Afonso faz pontualmente acupuntura para tratar a fibrilação auricular nas nossas clínicas, sentindo-se melhor após cada ciclo de tratamentos. Embora esta doença seja crónica e não tenha tratamento, o bem-estar que Carmelinda encontra nos nossos tratamentos fá-la regressar de tempos a tempos para melhorar a sua saúde cardíaca.
A fibrilação auricular é uma das formas de arritmia cardíaca mais comuns, especialmente entre os mais idosos. Nesta patologia, os batimentos são irregulares e rápidos (80 a 160 batimentos/minuto), e o coração tem dificuldade em bombear o sangue, o que faz com que apareçam pequenos coágulos dentro do próprio coração. Estes têm tendência a deslocar-se com a corrente sanguínea ao longo do corpo e, se um destes coágulos migrar para uma artéria que irriga o cérebro, existe
o risco de ocorrer um AVC. É por isso que, para quem sofre de fibrilação auricular, é fundamental estar medicado com fármacos anticoagulantes para evitar a formação de coágulos.
Uma das principais razões para se fazer acupuntura, para quem sofre de fibrilação auricular, é poder manter a saúde cardíaca, dado que o coração está enfraquecido biologicamente. Caso o coração agrave o seu estado de saúde, poderá comprometer ainda mais a função cardíaca, o que pode levar ao aparecimento de uma doença cardíaca ainda mais profunda e grave, algo que é normalmente dramático para o estado de saúde do doente. É por isso que, para este tipo de quadro clínico, um tratamento de medicina tradicional chinesa traz os seguintes benefícios:
- Fortalece o Qi e o Yin cardíaco, de forma a que o Coração tenha uma maior vitalidade por um período prolongado, havendo menos riscos de, futuramente, a função cardíaca vir a debilitar-se.
- Equilibra igualmente a função de outros sistemas orgânicos que implicam direta ou indiretamente o sistema cardiovascular, de forma a que este não se descompense ou debilite tanto. Assim, ao haver harmonia entre o sistema cardiovascular e os outros sistemas do organismo, a função cardíaca manter-se-á íntegra, com muito menos hipóteses de se debilitar.
- Melhora a energia vital da pessoa, o que indiretamente beneficia o Qi cardíaco e, com isso, o Coração.
No caso de Carmelinda, havia bastantes indicadores de que esta paciente tinha cuidados e hábitos saudáveis que também lhe permitiam manter esta doença estável:
- A tensão arterial estava relativamente controlada (140/70 mmHg);
- O peso estava adequado para a idade e a altura;
- A alimentação era saudável;
- Fazia caminhadas diariamente, uma das melhores formas de exercício físico;
- Procurava dormir bem, o que beneficia a vitalidade de todo o organismo e, com isso, o coração;
- Procurava evitar o stress, que seria prejudicial para a saúde cardíaca.
Tratamento
Os nossos tratamentos são personalizados para cada paciente, independentemente do quadro clínico. É por isso que, nas nossas consultas, os doentes são avaliados segundo os critérios basilares que constituem uma competente consulta de medicina chinesa:
- uma criteriosa anamnese de toda a história clínica do doente;
- a avaliação energética segundo o pulso;
- a observação da língua segundo os parâmetros da medicina chinesa.
Após ser devidamente consultada, determinou-se que o tratamento de Carmelinda deveria consistir em dois ciclos de sessões de acupuntura, com:
- o primeiro ciclo a consistir em tratamentos bissemanais durante 6 semanas;
- o segundo ciclo a ser composto por tratamentos a um ritmo semanal durante 12 semanas.
Além da acupuntura, foram prescritas 2 fórmulas de fitoterapia chinesa à paciente, para toma diária durante todo o mesmo período da acupuntura, com o objetivo de reforçar o efeito energético desta, de forma a alcançar um superior efeito terapêutico também a longo prazo, algo em que a fitoterapia é particularmente eficaz. Deste modo, garantiu-se simultaneamente resultados imediatos e a longo prazo, para um elevado proveito terapêutico por parte da doente.
Resultados:
Os resultados apareceram lenta, mas gradualmente, o que já era esperado. Na 8.ª sessão de acupuntura, a doente reportou sentir-se melhor, com mais energia. Na última sessão do 1.º ciclo, sentia-se fisicamente ainda melhor, tendo referido que os batimentos cardíacos estavam mais lentos, um sinal de que a função cardíaca estava a melhorar.
O 2.º ciclo de sessões de acupuntura trouxe mais resultados positivos, estando Carmelinda, a meio deste ciclo, já a sentir-se cerca de 70% melhor no seu estado de saúde geral, com mais energia, mais calma e havendo uma melhoria nos sintomas cardíacos.
Quando este caso clínico foi escrito, a paciente ainda se encontrava a realizar sessões de acupuntura referentes ao 2.º ciclo terapêutico, esperando-se que, no final, a paciente se encontre ainda melhor.
Vale a pena referir que os resultados obtidos até esta altura são excelentes, pois indicam que a fibrilação auricular está mais controlada e o coração mais saudável, aumentando a vitalidade e, com isso, o tempo de vida deste órgão.
Com o nosso tratamento, foi possível garantir uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar físico e mental.
Tudo isto comprova que, mesmo em doenças crónicas incuráveis, a medicina tradicional chinesa pode ser muito importante, não só melhorando o estado de saúde, mas também atrasando o progresso da doença, algo em que esta terapêutica é especialista.
Convidamo-lo(a) a assistir ao depoimento em vídeo de Carmelinda, que se encontra a seguir e foi gravado ainda durante o 2.º ciclo de tratamento de acupuntura.
Artigos Relacionados:
Durante 10 anos recorreu à medicina convencional sem resultados. As tonturas, a má disposição e a aceleração do ritmo ...
Clínica: Lisboa (Edif. Imaviz - Picoas)
O Enzo chegou à Clínica de Faro com um quadro agravado de tosse e problemas respiratórios
Clínica: Clínica Pedro Choy de Faro
Brígida Dias, asmática há alguns anos, tinha esta doença descontrolada, com sintomas preocupantes: falta de ar constan...
Clínica: Carcavelos