DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Wei Qi - a sua defesa perante as intempéries!

 

Como evitar ficar doente quando o tempo está frio e húmido ou quando houve contacto com o vírus da gripe? Como prevenir o aparecimento de algum tipo de infeção?

A resposta é: fortalecer a Wei Qi - energia defensiva.

O que é a Wei Qi?

A Medicina Tradicional Chinesa explica que a Wei Qi é uma das formas do Qi orgânico. É uma função básica e essencial para a sobrevivência do corpo, que lhe dá robustez perante qualquer agressão exógena ou endógena.

A Wei Qi é a súmula da ação do sistema imunitário inato e do adaptativo que, juntamente com outras funções orgânicas, permitem resistir e combater qualquer agente agressor que possa desencadear patologia no organismo. Esta função energética defensiva combate não só os microrganismos (vírus, bactérias, fungos e protozoários) e as células tumorais, mas também está presente na homeostase orgânica, o que ajuda o corpo a resistir ao excesso de calor, frio, secura ou humidade, quer sejam exógenos, quer sejam endógenos, que consigam alterar a normal função dos diversos tecidos e órgãos.

 

Conselhos essenciais para fortalecer a sua Wei Qi

Uma das máximas da Medicina Chinesa é: “Quem tem um Qi forte raramente fica doente e, se ficar, ultrapassa depressa a doença”! 

Nesta altura do ano, com o frio e a humidade, existe maior hipótese de se desenvolver gripes ou resfriados. Por isso, deve-se, mais do que nunca, fortalecer a Wei Qi e reforçar o Yang. Mas como? Siga os nossos conselhos para ter uma saúde de ferro!

 

Adapte a sua alimentação

A alimentação deve ser adequada para a altura do ano, ou seja, deve ser tonificante e de natureza Yang, para assim contrariar o frio e a humidade presentes no Outono e no Inverno:

- Procure comer alimentos naturais e da época, que promovam o aquecimento do organismo, tais como batata-doce e leguminosas. Isto ajudará o seu Qi, e com isso o seu corpo conseguirá resistir às agressões climatéricas.

- As frutas desta altura trazem-lhe as vitaminas certas que estimulam o seu Wei Qi, especialmente os citrinos, as uvas e as romãs.

- Consuma, sempre que possível, pratos quentes que estimulem o seu Yang, como as sopas e os ensopados. Um exemplo muito conhecido é a famosa canja de galinha. 

- Sempre que possível recorra ao chá e às tisanas que estimulam o Qi e dão calor ao seu aparelho digestivo. Uma tisana de mel, limão, canela e gengibre é excelente para aquecer o organismo e reforçar a Wei Qi.

- Esta é a altura ideal para consumir algumas oleaginosas, tais como as amêndoas, amendoins, nozes e avelãs. Como o nome indica, são ricas em óleos de natureza Yang que ajudam o corpo a manter-se quente e também trazem muitos benefícios, estimulando o Qi orgânico.

 

Faça exercício físico

Faça exercício físico, que além de fazer bem à sua saúde cardiovascular, musculoesquelética e metabólica, irá estimular o seu Qi e o seu Yang, ajudando a gerar calor e energia para combater o frio e humidade e aumentando a sua Wei Qi.


Dê prioridade ao seu repouso

Dormir as horas adequadas é essencial para equilibrar e reforçar o seu sistema imunitário, assim como muitas outras funções que também colaboram para um funcionamento eficaz da sua Wei Qi. O stress e a ansiedade desgastam o Qi orgânico e perturbam o normal funcionamento do sistema imunitário. Faça atividades relaxantes e, sempre que possível, não se exponha a situações de stress desnecessárias. Para melhor compreender a importância do sono leia o nosso artigo “A insónia e a importância do sono”.

 

Se apesar destes cuidados, ainda assim desenvolve infeções com regularidade que afetam a sua qualidade de vida, opte por um tratamento de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e agenda uma consulta connosco. Estamos cheios de energia para cuidar do seu Qi!

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado