O impacto do sono na saúde mental e física
O sono é fundamental para a saúde mental e para o bem-estar geral. É através de uma noite de sono reparador que o organismo recupera o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, preparando-se para enfrentar com vitalidade o dia seguinte. Quem não dorme bem apresenta sinais de cansaço, ansiedade, nervosismo e falta de disposição para executar as suas tarefas diárias e, a longo prazo, terá mais apetência para desenvolver doenças metabólicas como a diabetes ou doenças mentais como a depressão.
As necessidades de sono variam de acordo com a idade, de pessoa para pessoa e dependem também de outros fatores como o ritmo circadiano individual, em que as horas de deitar de uma pessoa têm um impacto profundo na qualidade do sono. Por exemplo, uma criança precisa de se deitar mais cedo e de dormir mais horas do que um adulto. Afinal de contas, o ditado “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” tem uma razão de existir.
Como a medicina tradicional chinesa e a acupuntura tratam os distúrbios do sono
A acupuntura tem a habilidade natural de produzir mudanças positivas no funcionamento do organismo, regulando inúmeras funções fisiológicas, sendo uma delas a capacidade de induzir o sono e de o manter durante a noite, havendo assim um sono de qualidade.
São diversas as razões que tornam a acupuntura uma técnica de grande valor para tratar os distúrbios do sono:
- Produz relaxamento ao aliviar o stress e a ansiedade através da libertação de endorfinas;
- Melhora os níveis de serotonina, que muitas vezes são inadequados em quem sofre de insónias.
- Acalma a atividade cerebral ao influenciar os níveis de GABA.
- Regula o ritmo circadiano, que pode ser um dos fatores causadores de um sono irregular, especialmente em quem trabalha por turnos.
Para além dos benefícios anteriormente descritos, a acupuntura poderá regular outros desequilíbrios energéticos que existam e que podem estar a influenciar indiretamente a qualidade de sono. O sono é uma função fisiológica induzida e coordenada por muitos sistemas orgânicos que, quando um deles está descompensado, poderá ter um impacto direto ou indireto na sua feitura.
É por isso que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) identifica inúmeras síndromes energéticas que podem ser a causa primária das alterações dos padrões normais do sono. Quando se repõe o equilíbrio energético, o sono também normaliza.
A acupuntura é uma técnica natural e sem efeitos secundários, que quando executada por um especialista de MTC, poderá ajudá-lo na sua saúde mental e em particular no seu sono, que é um dos pilares da sua saúde.
Veja os nossos testemunhos relacionados com a insónia e com outras condições de saúde mental para se inteirar dos benefícios da acupuntura nesta área, seguindo os links: