O que é a depressão?
A depressão é uma condição de saúde mental grave e debilitante que, muitas vezes, torna-se crónica. É caracterizada por um quadro de mudanças de humor (tristeza, desânimo e pensamentos negativos), pouco interesse em atividades, alterações do padrão do sono, mas muitos outros sintomas poderão existir, o que faz com que esta doença seja complexa, especialmente porque cada pessoa vive a depressão de maneira diferente.
Segundo os critérios da medicina convencional, existem 8 tipos diferentes de depressão, sendo os mais graves a depressão major ou clássica, o transtorno depressivo persistente, o transtorno bipolar, a depressão psicótica e a depressão pós-parto.
Como a acupuntura trata a sua depressão segundo as evidências científicas
Segundo estudos científicos, a acupuntura pode tratá-lo ao melhorar a capacidade de produção de substâncias químicas no seu cérebro, conhecidas como neurotransmissores, e assim influenciar o seu equilíbrio mental e emocional. Eis alguns dos neurotransmissores que a acupuntura estimula e como estes têm impacto na sua depressão:
- Serotonina: tem impacto no humor, no sono e no equilíbrio emocional.
- Dopamina: níveis baixos de dopamina estão relacionados com a depressão e a falta de motivação.
- Endorfinas: funcionam como analgésicos naturais e proporcionam uma sensação de bem-estar.
- GABA (ácido gama-aminobutírico): tem um papel importante na regulação da ansiedade e da tensão muscular.
A acupuntura é uma terapia natural e sem efeitos secundários, que atua positivamente na sua saúde física e mental, e que tem capacidade comprovada em tratar a depressão.
Não prejudica nem interfere com a atuação de medicamentos ou tratamentos convencionais, pelo que é plenamente compatível e complementar à medicina convencional.
Para conhecer melhor como a Medicina Tradicional Chinesa define a depressão e como a atua nesta doença, siga as seguintes ligações:
O Coração e as suas caraterísticas energéticas
A depressão segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Conheça alguns dos nossos testemunhos nas doenças mentais e emocionais, seguindo as ligações abaixo: