Tensão Pré-Menstrual é a designação utilizada para o conjunto de sintomas que afetam as mulheres durante parte do seu ciclo menstrual.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a TPM – tensão pré-menstrual – é o resultado de uma desarmonia de alguns órgãos tendo como principal causa o stress e a má alimentação. Por norma os sintomas começam a manifestar-se 10 a 14 dias antes da menstruação e manifestam se, na maioria das vezes, no aspeto físico, psicológico e emocional.
A esmagadora maioria das mulheres tem, pelo menos, um sintoma associado a esta fase ‘sensível’ do mês.
No entanto, os sintomas são sentidos de uma forma leve. Só uma pequena percentagem de mulheres precisa de cuidados especiais na altura ’crítica’ do mês.
Recordamos o caso da Teresa, nossa paciente em Mafra.
A nossa Paciente Teresa, cerca de 2 semanas antes do período menstrual manifestava muita tensão mamária, acompanhada de vontade incessante de comer doces, nomeadamente, chocolate. A par de todos estes sintomas, a paciente durante o período acima referido preocupava-se excessivamente com os filhos, preocupação essa que se tornava numa enorme ansiedade. Toda a família acabava por ficar contagiada com este ‘mau humor’.
Quer saber como ajudámos a Teresa a melhorar a sua qualidade de vida?
Leia aqui todo o Caso Clínico.
Sabia que há alimentos que podem atenuar o desconforto sentido ‘naquelas alturas do mês’?
As Fibras – As fibras vão ajudar a desintoxicar o organismo e a manter a glicemia estável. O que vai ajudar a não ter vontade de devorar o frigorifico. As fibras estão presentes na fruta, nos vegetais, no pão integral entre outros.
Alimentos ricos em vitamina B - A vitamina B regula a produção de energia no organismo e ajuda a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.Além disso, são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico. Peixes, vegetais de folha verde escura, abacate e fígado são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em Vitamina B.
Omega 3 para o bom humor – Salmão e sardinhas, por exemplo.
Magnésio – irá ajudar a controlar a ansiedade. Abacaxi, sementes de linhaça, castanhas e amendoins são alguns dos alimentos que ajudam.
Por fim, o Zinco – essencial para controlar a irritabilidade. Consuma carnes magras, ostras, feijões e nozes.
Artigo escrito por Departamento de Comunicação;
Revisto por Dr. Joel Amorim