A obstipação, ou prisão de ventre, é uma doença que afeta muitas pessoas, nem que seja apenas ciclicamente ou devido à ingestão de algum alimento específico. Mas também pode derivar da falta de consumo de determinados alimentos ou de líquidos. A falta de exercício físico também aumenta este problema de saúde.
Quem sofre deste problema de forma crónica sabe bem que os laxantes que tomam para resolver a prisão de ventre acabam, muitas vezes, por criarem dependência e habituação.
Por outro lado, a obstipação pode ser um sintoma de doenças e não a doença em si, pelo que é importante compreender bem a sua origem.
A Medicina Chinesa utiliza a Acupunctura – inserção de agulhas filiformes em pontos específicos do corpo, neste caso com vários na área abdominal – e a Fitoterapia (plantas medicinais chinesas) para regular o trânsito intestinal.
As sessões de Acupunctura conseguem obter, habitualmente, resultados rápidos, mas é a sua conjugação com a Fitoterapia que leva a que o paciente consiga ter resultados a médio e longo prazo.
Há alguns conselhos que são dados nas consultas de Medicina Chinesa a quem sofre de obstipação:
- Praticar exercício físico, pois facilita o trabalho intestinal, pelo que os acamados e os sedentários têm mais propensão para sofrerem de obstipação;
- Aumentar o consumo de líquidos (nomeadamente água e alguns chás), porque vão amaciar as fezes;
- Não ficar muito tempo sentado na sanita e evitar conter a ida à casa-de-banho quando o organismo pede;
- Esteja atento se obstipação não é um efeito secundário de algum medicamento que esteja a tomar.
Siga-nos nas Redes Sociais
Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy
Linha de Apoio: 808 20 58 58
Contacte diretamente a Clínica mais próxima de si: aqui