DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

O Ano do Dragão

 

Introdução

A 10 de Fevereiro inicia-se o Ano Novo Chinês do Dragão Madeira Yang, que irá decorrer até ao dia 28 de janeiro do próximo ano, por um período de 12 meses lunares e será o 4722 da era chinesa.

Sob a égide do Dragão Madeira, este ano é particularmente especial para as Clínicas Pedro Choy. O Dragão tem uma simbologia importante na cultura chinesa, daí termos adotado este animal mítico como nosso símbolo. Por representar a bondade, a sabedoria, a vida longa e vigorosa, o Dragão é a expressão do que queremos dar a quem nos procura: equilíbrio, saúde e longevidade!

 

 

Compreender a astrologia chinesa

A cultura chinesa estudou e dissecou a lógica do comportamento do Universo pela observação dos fenómenos naturais, e ao perceber a repetição, identificou as regras pelas quais se rege o Universo. Essa observação levou ao entendimento que os fenómenos universais se repetem no micro e no macro, tal como a estrutura de um sistema solar é replicado num átomo. Este é a base do raciocínio chinês, mais analógico que analítico, mas igualmente racional e sistemático como o científico.


Devido a esta compreensão racional do que nos rodeia, foi possível criar teorias baseadas na lógica que foram adaptadas para muitas áreas da cultura tradicional chinesa, sendo uma delas a astrologia chinesa.


Assim, a compreensão da repetição de ciclos da natureza levou a que fossem criadas várias teorias em que se suporta a astrologia chinesa:
      - Yin-Yang é o resultado da observação das mudanças calor/luz - frio/escuridão ao longo dos dias, sendo estas 2 energias opostas, mas complementares.
      - As diferentes energias dos 12 meses lunares estão representadas nos 12 signos, que segundo a astrologia chinesa, também se repetem de 12 em 12 anos, cabendo a cada ano um signo.
      - A teoria dos 5 Movimentos é baseada nas 4 estações e na diversa interação dos elementos da natureza.

Na astrologia chinesa, cada ano é representado por um dos 12 símbolos do zodíaco chinês, cada um com as suas características próprias. A cada um destes símbolos associa-se um dos 5 movimentos (madeira, fogo, terra, metal e água), que representam a energia que irá moldar os atributos basilares desses signos. Um ciclo completo astrológico chinês tem 60 anos, pois representa as combinações possíveis dos 5 movimentos com os 12 símbolos do zodíaco, pelo que um ano astrológico chinês só volta a ser repetido passados 60 anos. Como este ano é o Ano do Dragão Madeira, só daqui a 60 anos voltará a haver outro ano igual a este.


Outra característica é que os anos lunares podem ser Yin ou Yang, e há alternância entre um ano Yin e um Yang. Este Ano do Dragão Madeira é Yang, pelo que o ano que se segue será Yin e assim sucessivamente.


A combinação única destes 3 elementos (signo, movimento e Yin/Yang) representa a energia que vai predominar neste ano lunar, e que, segundo a filosofia chinesa, pode-se manifestar de muitas maneiras, desde a natureza aos mais diversos campos que compõem o quotidiano humano.

 

A Simbologia do Dragão

O mais apreciado dos signos chineses é o Dragão, o único signo que é mitológico, pois representa um animal que não existe na natureza. Segundo a cultura ancestral chinesa, o Dragão participou na criação do universo e é representado com traços fisionómicos relevantes de outros animais: tem corpo de serpente, garras de águia, olhos de tigre, asas de morcego, bigodes de peixe e é coberto por escamas.


O Dragão simboliza o Fogo, daí ser-lhe atribuída a habilidade de cuspir fogo, o que representa destruir o que é errado e construir o certo. Também é um símbolo de renovação e de transformação, porque segundo a simbologia mítica, o Dragão possui a habilidade de se transformar e de renascer das cinzas como uma Fénix, simbolizando a superação de desafios, o início de um novo ciclo e a renovação da vida.

Representa também a força, o poder, a bondade e a justiça, daí ser associado ao Imperador e ao seu Poder Celestial. As virtudes deste signo são muitas, o que leva a que muitos casais desejem ter filhos nascidos durante o Ano do Dragão, pois acreditam que estes terão uma vida mais auspiciosa e longa, trazendo felicidade e sorte à família.

Outra qualidade atribuída a este signo é a sabedoria e a longevidade, pois diz-se que o dragão é um ser sábio e de grande longevidade. Estes dois fatores são vistos pela cultura chinesa como complementares, pois só os sábios vivem mais tempo e, simultaneamente, quem vive mais tempo adquire a sabedoria da vida, característica enaltecida nos costumes chineses, em que o ancião é considerado sábio e respeitado por ter vencido os desafios de uma vida longa.

Por ser o mais poderoso dos símbolos orientais, é comum o Dragão ser usado de muitas maneiras nos países asiáticos: desde a Dança do Dragão, realizada em celebrações por ser de bom augúrio, até estátuas que adornam portas e edifícios ou em objetos para afastar o mal e atrair a boa sorte, pois representa o sucesso, o orgulho, o entusiasmo, a riqueza e o ouro.

 

Madeira, o despertar de um novo ciclo

A Madeira é o primeiro dos 5 Movimentos, pois simboliza o crescimento do Yang e consequentemente a diminuição do Yin. Também representa a Primavera, o início da vida e o começo de um novo ciclo.


A sua energia é expansiva, de nascimento, de crescimento e de vitalidade, tal como ocorre com a natureza durante a Primavera, quando as plantas brotam abundantemente da terra, plenas de vida.


Tal como a madeira é flexível e pode adaptar-se sem quebrar, da mesma forma, um ano associado à Madeira obriga a ter flexibilidade, capacidade de adaptação e de resiliência perante os desafios, para que haja expansão e crescimento.


A Madeira é associada à generosidade e à compaixão, tal como a natureza alimenta generosamente todos os seres vivos. Também representa os relacionamentos e a colaboração, pois os seres vivos apoiam-se e entreajudam-se para um bem maior, para que a natureza seja grandiosa e plena para todos.


Se a energia expansiva da Madeira for contrariada, esta pode manifestar-se com explosividade e raiva, daí ser associada à vingança e à teimosia (não confundir com persistência).

 

Um ano Yang

Este ano lunar terá características Yang, pois transita de um ano lunar Yin. Como o Yang representa a luz, o calor, a ação, o ousado, o analítico e o cerebral, estas serão as energias que irão moldar este ciclo anual, o Ano do Dragão Madeira.

 

A energia do Ano Dragão Madeira Yang

O Ano do Dragão Madeira Yang, o mais Yang dos Dragões (que por si só já é um signo Yang), vai estar marcado por uma forte energia Yang. Poderão ocorrer grandes mudanças, muitas vezes inesperadas, podendo ser extremas. Haverá muita agitação para que essas transformações ocorram, assim como um fogo que consome uma floresta para que das cinzas nasça vida nova e abundante.


É possível tirar proveito desta conturbação e instabilidade, mas para isso é preciso a atitude correta perante os desafios e as mudanças. A energia do Dragão Madeira convida ao começo de um novo ciclo, que poderá ser próspero e poderoso, mas que obriga a mudanças de hábitos e de atitudes. Este renascimento deverá ser realizado com vigor e fundamentado na sabedoria, na resiliência, na flexibilidade e na generosidade. Para implementar esse novo ciclo, que se pretende que seja abundante e pleno, é necessário inovação e colaboração entre todos, sempre com o pensamento no bem comum. Nas mudanças que não sejam realizadas desta forma, haverá o desencadear da energia Fogo a consumir a Madeira, com a destruição de projetos e de relacionamentos.


Na saúde, este será um ano em que o organismo poderá estar mais propício a desencadear uma patologia do tipo Yang ou Fogo que afeta o órgão energético Coração e o Shen (energia mental e emocional do Coração), podendo desencadear patologia cardíaca (trombose, AVC, hipertensão, depressão, angústia, fobias, ansiedade, stress) ou patologias relacionadas com a imunidade ou autoimunes, tais como o cancro, reumatismos, etc.

 

Conclusão

Cabe a cada um estar consciente da energia do momento e de agarrar a oportunidade que esta apresenta, atuando da forma certa nos diversos campos da sua vida, inclusive na saúde, para que, após as convulsões, possa haver estabilidade e abundância.


Esperamos ter ajudado a compreender os desafios que poderá viver durante o Ano do Dragão e esperamos, mais do que tudo, que este ano seja “GŌNGXǏ FĀCÁI”, ou seja, um ano feliz e próspero!


“XĪNNIÁN KUÀILÈ!” - que em mandarim significa - “Um bom ano novo!”

 

Palavras-Chave: MTC, Pedro Choy, Acupuntura

Partilhar:

Artigos Relacionados:

O Ano Novo Chines

Saiba qual e o seu signo do Horoscopo Chines

Praça Alegria - Ano Novo Chines

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado