As principais funções energéticas do Coração
Segundo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, o Coração é um dos 5 órgãos energéticos principais e um dos mais importantes órgãos internos.
No entanto, não se trata apenas de um músculo: para a filosofia oriental, o Coração engloba também o sistema vascular e a atividade cerebral.
Assim, o Coração está associado ao pensamento, às emoções e à espiritualidade. Tem um papel central na circulação sanguínea, governando tanto o sangue, como o Qi que circula no corpo.
A Teoria dos 5 Movimentos (ou 5 Elementos) advoga que o Coração pertence ao movimento Fogo, assim como o Intestino Delgado. Esta víscera oca tem a função de apoiar e complementar o papel do Coração: o Intestino Delgado fornece ao sangue os nutrientes essenciais à vida, enquanto o Coração os distribui pelo organismo.
Embora pertença estruturalmente ao aparelho digestivo, a língua é o órgão sensorial associado ao Coração. Tal prende-se com a atividade de falar, que é a manifestação exterior do pensamento, que depende do Qi do Coração.
Por outro lado, a observação da língua serve de meio de diagnóstico para aferir a qualidade de sangue e a forma como este circula nos vasos sanguíneos (que são governados pelo Coração), entre outros aspetos.
A saúde do Coração
O verão é a estação do ano associada ao Coração.
É nesta altura do ano que todo o sistema cardiovascular está submetido a um maior esforço fisiológico, devido às altas temperaturas presentes. Como resposta ao excesso de calor, os vasos sanguíneos dilatam, a tensão arterial baixa e consequentemente o coração despende um esforço maior para conseguir bombear o sangue.
A transpiração também implica uma sobrecarga do aparelho cardiovascular. Além disso, a sudorese provoca a perda de água, sódio, potássio e outros sais minerais necessários ao funcionamento saudável do organismo.
É por estes motivos que o verão regista um maior risco de eventos cardiovasculares, como enfarte do miocárdio, AVC, arritmias e insuficiência cardíaca, sobretudo em pessoas com historial de doenças cardiovasculares.
O Coração controla o mental e o emocional
O Coração tem um papel central na atividade mental e emocional, e na Medicina Tradicional Chinesa designa-se por Shen. Muitas patologias do foro da mente têm origem em desequilíbrios deste órgão energético. Depressão, fobias, manias, ataques de pânico, insónias, são algumas das doenças que a Medicina Tradicional Chinesa trata com eficácia ao regularizar o Shen.
Se uma doença cardíaca pode produzir alterações do Shen, o inverso também se verifica.
Emoções muito intensas e prolongadas podem enfraquecer a vitalidade cardíaca, causando ou agravando doenças deste foro. A Medicina Tradicional Chinesa defende que uma mente calma, neutra em emoções, é preferível a uma mente agitada.
A Medicina Tradicional Chinesa associa a alegria ao Coração, porque uma mente calma e em paz produz um leve estado de alegria interior e de felicidade. Embora esta emoção possa ser considerada positiva, o seu excesso pode prejudicar o Qi do Coração, acelerando o ritmo cardíaco e podendo em casos extremos, causar doença. Pelas mesmas razões, o amor e a paixão, outras emoções que alteram o Qi cardíaco, também devem ser vividas com suavidade.
Em resumo
Nos tempos atuais existem inúmeros fatores que podem causar doença cardiovascular e alterações da saúde mental: stress, problemas de sono, estilo de vida agitado, má alimentação, excesso de peso, instabilidade emocional, substâncias estimulantes e psicotrópicas, etc. Por ser o sistema mais importante do corpo, deve ser permanentemente cuidado.
A Medicina Tradicional Chinesa poderá ser um suporte importante para manter ou tratar a sua saúde mental, circulatória ou cardíaca. A sua ação visa tratar e melhorar as funções que estão afetadas, por intermédio da acupuntura, fitoterapia chinesa e do Tui Na, que são técnicas seguras e sem efeitos secundários.
Nas Clínicas Pedro Choy poderá encontrar estes tratamentos executados por especialistas, que tudo farão para o ajudar a recuperar o seu bom Qi do Coração. Siga as ligações abaixo para conhecer alguns dos nossos testemunhos em doenças deste órgão energético: