AVC
Motivo de Consulta: AVC
Clínica: Clínica Pedro Choy do Imaviz
Situação Clínica Inicial:
Emília Pereira, vítima de um Acidente Vascular Cerebral
O AVC é um problema bastante complexo pois agride o individuo no seu todo, não só na sua parte física e motora, mas também na sua parte emocional e psicológica.
A Medicina Chinesa é holística e, por isso mesmo, nunca separa o individuo, ou seja, nunca separa o corpo da mente.
Depois de um dia de trabalho completamente normal, ao chegar a casa a Senhora Emília sentiu-se com falta de equilíbrio – "entrei em casa e senti-me tonta, fui-me deitar e acabei por adormecer’’. No dia seguinte tentou levantar-se e já não conseguiu. Foi imediatamente levada para o hospital onde permaneceu algum tempo em regime de internamento.
O Acidente Vascular Cerebral tirou-lhe toda a mobilidade do lado esquerdo, perna e braço perderam a capacidade de se movimentarem, ficando “congelados” “Quando entrei no consultório das Clínicas Pedro Choy entrei amparada pelo meu marido e pelo meu filho, eu não andava’’.
Resultados:
“Foi a minha irmã que um dia, numa visita a minha casa, me sugeriu ir experimentar o tratamento das agulhas. Nem hesitei, sentia-me muito presa, muito debilitada’’.
A paciente chega até nós, 5 anos após o sucedido. Teoricamente, à luz da Medicina Convencional, com poucas hipóteses de recuperação.
A abordagem da Medicina Chinesa, em casos de AVC como o da Senhora Emília é sobretudo a nível neurológico. Ou seja, quanto mais conseguirmos recuperar de cérebro maior será a capacidade de recuperar no todo.
Em termos de tratamento a trilogia Fitoterapia, Acupunctura e Tui Na são fundamentais. Em termos de Fitoterapia, traduzindo à letra, utilizámos a fórmula "caminhar a passos largos como um tigre’’ a metáfora simboliza precisamente o objetivo do medicamento: promover a reabilitação neurológica e motora, ou seja, fazer com que o paciente fique com agilidade.
A outra fórmula utilizada, uma vez mais traduzindo literalmente, chama-se "fazer circular o sangue’’ promove uma melhor capacidade de irrigação não só neurológica como muscular tendinosa o que facilita a reabilitação física e do sistema nervoso central.
Inicialmente, os tratamentos de acupunctura foram algo mais intensivos, dado o estado da senhora dona Emília. Seguiram-se sessões de Tui Na e, foi nessa altura, que a recuperação e o ganho de mobilidade começou a surgir, "nesse dia entrei em casa muito feliz’’.
"Não andava, não comia, não apanhava um autocarro, não conseguia partir os alimentos para comer. Eu não mexia o braço.’’
A pouco e pouco a senhora Emília começou a sentir-se melhor e a periodicidade dos tratamentos passou a 1 vez por semana. "Hoje já como, já faço as minhas coisas sozinha’’.
Vale a pena sublinhar que a abordagem da Medicina Tradicional Chinesa, em comparação com os outros tipos de intervenção, é conseguir intervir a nível neurológico. Está provado que com a ação da Medicina Tradicional Chinesa – Acupunctura, Fitoterapia e Tui Na – há um fenómeno de cicatrização cerebral que, na prática, resulta numa capacidade de recuperação neurológica que pode ser documentado por imagiologia.
Artigos Relacionados:
Sem artigos relacionados
Procura acupuntura para o aumento da fertilidade? As Clínicas Pedro Choy são especialistas em serviços de saúde exclus...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Portimão
Com apenas 2 semanas de tratamento, Sónia passou a ter dores menos frequentes e intensas, mas não de uma forma consist...
Clínica: Clínica Pedro Choy Picoas
Artroses na coluna dorsal e lombar. Dorsolombalgias intensas, com dores ao longo das costas, região dorsal e lombar, q...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Coimbra