Que problemas de saúde nos traz o Outono/Inverno e como preveni-los
Conselhos e Dicas
Mudar de estação para o inverno que patologias nos traz:
1- Gripes, constipações e pneumonias.
2- Doenças Autoimunes tais como:
- reumatismo; diabetes: Psoríase; Aftas; Frieiras...
3- Depressão e agravamento das doenças emocionais
Os dois primeiros pontos têm em comum as defesas pois ambos são defesas desreguladas, se as gripes se contagiam por termos as defesas baixas, já o reumatismo é um erro das nossas defesas que agride o próprio corpo, tal como o fogo “amigo” na guerra ou o auto golo no futebol.
Receita para a depressão de inverno:
Aumente o seu dia em duas horas.
- No início da noite, a partir do por do Sol, use luz branca forte contra o teto ou a partir do seu teto.
- Por exemplo candeeiros de halogênio a projetar luz contra o teto, teto esse que deve ser branco para as pessoas que tendem a deprimir.
- Ou mude a sua lâmpada amarela por lâmpadas brancas muito fortes e mantenha-as ligadas 2 horas a partir do por do sol. O seu cérebro vai pensar que ainda é dia; a sua glândula pineal (também chamada de epífise) vai fabricar mais melatonina e o seu cérebro e intestinos vão fabricar mais serotonina, daí irão resultar em melhores estados emocionais, mais serotonina é igual a menos depressão, menos tristeza, menos preocupação e pessimismo; enquanto mais melatonina equivale a melhor regulação dos ciclos circadianos tais como a regulação do sono e da sexualidade que irão melhorar.
- As lâmpadas brancas são mais caras e a sua luz é menos romântica, mas consomem muito menos energia, e duram muito mais tempo. Sendo também um tratamento eficaz na depressão e na insónia. Cientificamente demonstrado. Usado em hospitais da Suécia, Finlândia e Noruega. A luz branca também aumenta o nosso metabolismo, facto que torna mais fácil não engordar no inverno.
Booster da imunidade:
- Para a Medicina Chinesa as defesas encontram a sua raiz nos rins.
- Os rins são do mesmo elemento que o inverno que é a água.
- O frio rouba energia aos rins e baixa muito a imunidade. Daí o aumento das infeções por contágio e das doenças autoimunes, tais como os reumatismos associados às dores articulares e deformação articular tal como ocorre nas artroses. Há até quem consiga prever que vai chover porque lhe doem as articulações.
RECEITAS:
1- Abusar de frutas e legumes com muita cor, tais como:
- morango, laranja, tangerina, limão, cereja.
- Cogumelos, abóbora, beterraba, cenoura, cebola, pimentos, grelos, espinafre, couve roxa, couve portuguesa verde.
- Pense na cor. Quanto mais cor tiverem as frutas e os vegetais melhor.
2- Amêijoas à Bulhão Pato versão Pedro Choy, uma vez por semana.
O coentro, Coriandrum Sativum, é uma planta aromática de origem chinesa, usada como tempero mas também como medicamento.
Tem propriedades curativas direcionadas para as vias aéreas superiores e pulmão.
Em chinês chama-se, “Erva para cheirar bem” 香菜 Xiāng Cài.
Além de ter um cheiro agradável, abre as vias aéreas permitindo respirar melhor e recuperar a capacidade olfativa perdida, assim como o paladar, por exemplo em consequência das sinusites mais graves há quem perca o olfato e o paladar.
Também faz com que o corpo cheire melhor, porque é parcialmente excretado pela pele, aliás os egípcios usavam coentros na antiguidade no processo de mumificação, para impedir o mau cheiro do cadáver e a putrefação, pois tem um efeito antibiótico, combatendo bactérias, fungos e vírus, o que conserva o cadáver.
Assim amêijoas à Bulhão pato são de certa forma, um prato meio chinês meio Português, tal como eu sou meio chinês meio português.
Amêijoas a Bulhão Pato, é um prato tradicional português apreciado de norte a sul, de modo que não vou ensinar a receita.
Assim podem usar a vossa receita, contudo com um toque a meu conselho, o poder curativo das amêijoas há bulhão pato, irá aumentar consideravelmente.
Ingredientes:
- Amêijoas (grande tónico da energia renal por conseguinte booster da imunidade).
- Camarão (não faz parte da receita normal mas aumenta as defesas e enquadra-se no sabor), use camarão descascado.
- Azeite (não use manteiga, a única gordura admissível é o azeite de azeitona).
- Sal (use Sal Marinho, a energia do Mar tonifica os rins e melhora as defesas; é também rico em iodo que tem um papel muito importante nas defesas e no metabolismo). Tempere a seu gosto.
- Alho (rico em Alicina que age no organismo como um antibiótico natural; além disso o alho contém quase todas as vitaminas e é rico em selénio, e zinco que são anti oxidantes e reforçam as defesas), abuse tanto quanto o seu paladar suportar.
- Coentro também chamado Salsa Chinesa (trata o pulmão, as vias aéreas a superiores, nomeadamente nariz e garganta, a pele e os intestinos, tem propriedades antibióticas) use tanto quanto o seu paladar permitir.
- Limão (rico em vitamina C logo estimula as defesas, é diurético e estimula os rins logo estimula as defesas, desintoxica o organismo em geral, acelera a função detox do fígado).
- Cogumelos Shitake (também não faz parte da receita original, mas cortado em pedacinhos pequenos absorve o sabor do molho e enquadra-se totalmente no agradável sabor deste prato; É um extraordinário imunomodulador; Há à venda em supermercados; Já se cultiva em Portugal). Experimente, vá aumentado a dose a seu gosto há medida que se habitua.
Aproveite um paladar português para de forma oriental aumentar as suas defesas este outono/inverno.
Resumindo
Mudar de estação para o inverno que patologias nos traz:
- Gripes e constipações, infeções por vírus que se contagiam.
- Doenças autoimunes tais como REUMATISMOS; Diabetes; Psoríase; Aftas; Frieiras...
- Depressão que agrava no inverno
Truques para reforçar a imunidade alimentos Ricos em Vitaminas C; E; Betacaroteno que é um forte anti oxidante e elimina os radicais livres: - Laranja; Limão; Kiwi; tangerinas;
Cenoura; Tomate; Brócolos; couve de preferência de cor mais escura; espinafres; Beterraba; cogumelos; Feijão encarnado; Grão; Ervilhas e favas que são alimentos muito ricos em Zinco e Vitamina E.
Produtos do mar:
A energia do mar tonifica o Rim que para a Medicina Chinesa é a raiz das defesas e da energia cerebral.
A energia do Rim diminui no inverno que é a estação do ano que corresponde ao mesmo elemento do Rim que é a Água.
Alimentos do mar são qualquer um que venha do mar.
- Mexilhão e amêijoas; Sal Marinho; Algas; peixe; Bacalhau: Camarão;
Amêijoas ao bulhão pato Versão Pedro Choy “booster da imunidade”:
- Amêijoas, azeite, alho, coentros; pimenta e limão.
- Amêijoas (tónico do Rim);
- Coentros desentope o nariz e aumenta a energia do pulmão para se defender dos vírus.
Alho:
- Tem quase todas as vitaminas;
- Sais minerais;
- Oligo elementos tais como: Selénio; Cálcio e Zinco;
- É rico numa substância chamada Alicina que age no organismo como um antibiótico natural.