Zumbidos / Acufenos
Motivo de Consulta: Zumbidos
Clínica: Clínica Pedro Choy do Porto
Situação Clínica Inicial:
Os Acufenos ou Tinitus são nomes diferentes para o mesmo problema: Zumbidos, um incómodo ruído que parece vir dos ouvidos. Esta é uma doença que afeta muito quem dela padece, pois gera fadiga física e mental, insónia, depressão, angústia, tal é o mau estar.
O som que estes pacientes escutam é como que um chiar ou um apito baixinho, ou um murmúrio fundo rouco, mas também pode ser descrito como algo semelhante a “uma cigarra ou a chuva forte”.
O caso que se segue é o da D. Gracinda, paciente na Clínica Pedro Choy do Porto.
Situação Clínica Inicial
Gracinda Costa, 67 anos – Clínica Pedro Choy Porto
A D. Gracinda chegou até nós numa situação limite, “não dormia há 6 meses”, tinha ”máquinas a trabalhar na cabeça’’ dia e noite, sendo à noite com muita intensidade o que a impedia de dormir. Os zumbidos eram constantes, no entanto, à noite, no silêncio ainda eram mais incómodos e constantes.
"Consultei vários otorrinos, conceituados especialistas, mas diziam sempre q não tinha cura. Não dormia…não dormia, já estava com um esgotamento. Por conselho de uma pessoa conhecida experimentei a Medicina Chinesa, confesso que nem sabia o que isso era. Quando cheguei à Clínica Pedro Choy nem tinha tino para assinar o meu nome".
Resultados:
Quando chegou à nossa Clínica, a D. Gracinda estava à beira do esgotamento. Não dormia, estava apática, com dores generalizadas, sensação de nó na garganta, irritável e com o colesterol elevado.
Iniciou-se o tratamento com base em acupunctura e fitoterapia. A D. Gracinda achava que tinha, metaforicamente, 20 doenças. Na prática, em critérios de Medicina Chinesa, era uma doença com 20 sintomas. E não 20 doenças como a D. Gracinda achava que tinha. Inclusivamente fora-lhe proposta uma cirurgia arriscada à coluna.
À luz da Medicina Chinesa, a D. Gracinda tinha um défice da Energia do Rim que provocava um excesso importante da Energia do Fígado. A dor de costas tinha como origem a alteração da energia do Rim. Quanto ao excesso de Energia do fígado, causa uma alteração na parte cerebral, ‘’uma espécie de intoxicação cerebral’’ pois o fígado não consegue eliminar as toxinas sendo o cérebro o órgão mais vulnerável à toxicidade.
Quando conseguimos melhorar o funcionamento do Fígado, tudo melhorou na D. Gracinda – insónias, dores, apatia e os tão incómodos zumbidos. Na prática o zumbido não existia, era a cérebro que replicava o som.
Atualmente, por vontade própria, deixou de tomar a medicação que habitualmente tomava prescrita pelo otorrino e, segundo o marido, ‘’não parece a mesma pessoa’’.
Deixamos a entrevista que a D. Gracinda deu no programa ‘praça da Alegria’ aqui: Ver Vídeo
É para nós uma enorme satisfação saber que mudámos a vida das pessoas que nos procuram!
Artigos Relacionados:
Sem artigos relacionados
Ao fim de um mês de tratamento a rinite alérgica estava muito mais controlada, assim como o eczema atópico, cuja manif...
Clínica: Clínica Pedro Choy João XXI
A Alopecia Androgenética Feminina é a doença capilar mais comum nas mulheres, que se caracteriza por uma diminuição gr...
Clínica: Lisboa - João XXI
Paciente de 4 anos sofreu uma crise de asma que o levou a internamento hospitalar. Após o internamento este menino rec...
Clínica: Leiria