Oncologia
Motivo de Consulta: Minimização dos efeitos da Quimioterapia e da Radioterapia no tratamento do Cancro da Mama.
Clínica: Faro
Situação Clínica Inicial:
Zulmira Leonardo – 67 Anos
A paciente quando recorreu às Clínicas Pedro Choy já lhe tinha sido diagnosticado cancro da mama e já fora submetida a intervenção cirúrgica para retirada do nódulo. Também já tinha feito tratamento de quimioterapia.
Testemunho:
“Em Junho de 2012 foi-me detetado, através de uma mamografia de rotina, um tumor cancerígeno. Em Julho do mesmo ano fui submetida a cirurgia para extração do tumor, o qual foi para análise que confirmou o diagnóstico tão temido. Enquanto aguardava pela segunda intervenção, a qual tardava, optei por consultar a Fundação Champalimaud. Foi nesta fundação, em Outubro de 2012, que fiz a segunda intervenção e posteriormente os tratamentos de Radioterapia.
Nesta cirurgia foi-me extraído o tumor e o esvaziamento axilar. Para além da Radioterapia fiz seis tratamentos de Quimioterapia no Hospital de Faro.
No primeiro tratamento passei mal com náuseas, vómitos e mal-estar geral. Por coincidência vi na T.V. num programa de saúde a cirurgiã que me operou, a Drª Maria João Cardoso. Nesse programa a Drª referiu-se à medicina alternativa, nomeadamente à acupuntura como forma benéfica de aliviar os efeitos secundários da quimioterapia.
Sabendo que em Faro existe uma clínica do conhecido Dr. Pedro Choy, dirigi-me lá e efetuei consulta com a Drª Melani que me prescreveu tratamentos de acupuntura e toma de fitoterapia. Sei dizer que os valores das análises estiveram sempre dentro dos parâmetros, de modo que nunca necessitei de adiar nenhum tratamento. Em relação aos efeitos secundários dos tratamentos posso dizer que, segundo declarações de muitos doentes que passaram muito mal, eu de facto senti efeitos secundários, mas suponho que foram melhor suportados tendo uma rápida recuperação.
Por outro lado, com este pós-tratamento, senti-me confiante e forte para encarar a doença. Posso acrescentar que até à data todos os exames e análises que tenho vindo a fazer vêm com os valores desejáveis. ”
Resultados:
Iniciou tratamentos de Medicina Chinesa, nomeadamente Acupuntura e Fitoterapia em simultâneo com o processo de tratamento por Quimioterapia e Radioterapia, o que permitiu a minimização dos efeitos secundários destes tratamentos, assim como um fortalecimento do sistema imunitário. A paciente sentiu-se muito satisfeita com os resultados considerando que a Acupuntura e a Fitoterapia foram muito importantes e complementaram significativamente os tratamentos convencionais efetuados, contribuindo para ultrapassar esta fase favoravelmente.
Artigos Relacionados:
Sem artigos relacionados
Já tinha experimentado fazer Fertilização In Vitro (F.I.V.), contudo apesar de ter conseguido dois embriões, estes não...
Clínica: Salvaterra de Magos
A Medicina Tradicional Chinesa pode ser a solução para o controle eficaz da diabetes. Marque já a sua consulta e tenha...
Clínica: Salvaterra de Magos
Depressão com crises de pânico associadas.
Clínica: Odivelas