Tabagismo
Motivo de Consulta: Deixar de fumar
Clínica: Clínica Pedro Choy João XXI
Situação Clínica Inicial:
Ariana Carvalho, de 60 anos, procurou as Clínicas Pedro Choy com o intuito de fazer o nosso método de desabituação tabágica.
Fumadora há 50 anos, Ariana estava bem consciente que este hábito estava a prejudicar a sua saúde, mas arranjava constantemente desculpas para adiar a decisão de deixar o tabaco, sobretudo porque sentia prazer no ato de fumar.
Resultados:
Na consulta de avaliação que fez inicialmente manifestou a sua vontade de suspender imediatamente o tabaco, apesar de fumar 2 maços de cigarros por dia. Embora a forma habitual de implementar o nosso programa de Desabituação Tabágica seja através de uma redução gradual dos cigarros até os largar, conseguimos adaptar a metodologia para uma cessação imediata, tal como era desejo de Ariana.
Nessa consulta ficou definido que o tratamento antitabágico iria decorrer durante 2 ou 3 meses, dependendo da resposta obtida por parte do organismo da paciente. O tratamento consistiria em sessões de acupuntura a serem realizadas 2 vezes por semana, complementadas com a massagem tuina 1 vez por semana, com o objetivo de equilibrar o funcionamento do organismo, para que não houvesse privação da retirada da nicotina, ao mesmo tempo que se aumentaria o seu bem-estar físico e psicológico.
Durante esse período, a paciente tomaria 2 fórmulas de fitoterapia chinesa de forma a diminuir a apetência para fumar e a ansiedade provocada pelo processo da súbita cessação tabágica.
A Ariana iniciou o seu tratamento de acupuntura e a partir dali não voltou a fumar. Num dia da 5ª semana, numa altura em que estava mais irritada por motivos de índole pessoal, voltou a fumar 1 cigarro, comprometendo parcialmente todo o esforço e dedicação empregues até então.
Após este pequeno incidente, foi pedido à paciente para que realizasse uma nova consulta para se entender mais profundamente as causas da sua recaída e para se definir um protocolo terapêutico ajustado às suas necessidades do momento. Assim, procedeu-se a um acerto no tratamento de acupuntura que acabou por resultar plenamente, dando uma maior estabilidade psíquica à paciente a partir daí. Desta forma, Ariana passou gradualmente a estar mais equilibrada psicologicamente e com isso não voltou a ter recaídas. Ao fim do terceiro mês deu-se por concluído o tratamento antitabágico com total sucesso.
Palavras-Chave: Fadiga, Cansaço, Deixar de Fumar, Tabagismo, MTC, Pedro Choy, Acupuntura, Massagem Tuina
Artigos Relacionados:
Sofria há mais de dois meses com dores agudas na ATM (articulação temporomandibular)
Clínica: Clínica Pedro Choy de Lisboa - Picoas
O casal já tinha tentado várias vezes a fertilização in vitro (F.I.V.) em Portugal e no estrangeiro, sem sucesso, os e...
Clínica: Av. Roma (Lisboa)
Marília Redondo estava a passar pela menopausa há um ano e sentia-se muito descompensada, tanto física quanto mentalme...
Clínica: Évora