O que é o Tui Na?
A massagem Tui Na é uma das mais antigas terapêuticas da história da humanidade, com milhares de anos de existência e um espólio de saber inigualável.
A palavra “Tui Na” é a combinação de dois caracteres chineses que designam duas das principais técnicas manuais utilizadas nesta terapêutica, daí o seu nome:
- “Tui” (推), que significa empurrar ou pressionar;
- “Na”(拏), que se refere a agarrar ou pegar.
O Tui Na é considerado um dos principais ramos da MTC, com a mesma importância que a Acupuntura e a Fitoterapia Tradicional Chinesa. Por ser uma prática única e com um âmbito terapêutico muito abrangente, nas últimas décadas passou a ser visto no mundo ocidental como uma terapêutica posicionada ao mesmo nível das outras práticas da MTC, conseguindo o respeito que sempre mereceu na China, desde tempos imemoráveis.
As técnicas e os conhecimentos únicos acumulados por milhares de anos, conjugados com os conhecimentos extraordinários da MTC, fazem do Tui Na uma terapêutica de excelência, capaz de tratar, prevenir ou impedir o agravamento de muitas doenças, e pode ser realizado em crianças (mesmo em bebés), adultos e idosos.
O que distingue o Tui Na de outra técnica manual?
A ideia que o Tui Na é apenas uma massagem oriental é incorreta e redutora. Ao contrário de algumas formas de massagem ocidental, o Tui Na segue os princípios da MTC. Por não ser comparável a uma massagem, também as suas indicações terapêuticas e os seus resultados são muito distintos.
No Tui Na são utilizadas técnicas manuais de pressão e de manipulação desenvolvidas durante séculos para estimular os pontos e os canais de acupuntura (meridianos), conseguindo assim regularizar a circulação de energia e de sangue e melhorar as funções orgânicas que se encontrem descompensadas, quer em deficiência, quer em excesso.
As diversas técnicas empregues no Tui Na
O Tui Na reúne técnicas manuais muito próprias, desenvolvidas de acordo com regras e princípios da MTC, em que existe a estimulação de tecidos, de estruturas e da energia orgânica, podendo atuar em doenças superficiais (ao nível da pele, músculos, tendões e articulações) como em doenças profundas (ao nível da circulação sanguínea e linfática ou de funções de órgãos).
As técnicas manuais principais ultrapassam uma dezena e são muito diferentes das técnicas de massagem ocidentais. O terapeuta de Tui Na pode utilizar a mão ou partes da mão ou mesmo o cotovelo, para tratar. Cada técnica envolve uma combinação de movimentos com um certo ritmo, pressão e forma, e atua energeticamente de uma forma única. A combinação de várias destas técnicas produz resultados de excelência, podendo tratar ou ajudar no tratamento das mais diversas patologias.
Além destas técnicas anteriormente descritas, o Tui Na emprega outras ferramentas: a moxaterapia (que é a aplicação de calor em pontos de acupuntura ou em áreas do corpo) e a ventosaterapia (que é a aplicação de ventosas com a finalidade de ativar a circulação de sangue e de energia na área, no meridiano ou no(s) ponto(s) de acupuntura).
O Tui Na trata, previne e complementa outras terapêuticas
O Tui Na não visa apenas aliviar os sintomas, mas tenta corrigir as causas subjacentes da doença, concentrando-se na restauração do equilíbrio energético do corpo, produzindo benefícios profundos na saúde orgânica.
Em muitas patologias, mesmo as crónicas, o Tui Na pode tratar isoladamente, mas também pode ser um adjuvante de outra terapêutica, quer seja médica, quer seja do âmbito da MTC (como a Acupuntura), produzindo resultados superiores e favorecendo a saúde de uma forma única que só o Tui Na consegue. Por exemplo, o Tui Na tem indicação terapêutica para muitas doenças do sistema músculo-esquelético (incluindo as reumáticas), respiratório, digestivo, endócrino, ginecológico e nervoso, em doenças geriátricas, assim como certas doenças do foro mental (como a insónia, o stress ou a depressão).
Contraindicações do Tui Na
O Tui Na é uma terapêutica segura e indicada para pessoas de todas as idades, mesmo bebés. Quase não tem contraindicações, ainda assim existem algumas: as doenças oncológicas, a gravidez de risco, algumas doenças de pele infeciosas ou com lesões, doenças cardiovasculares graves, são as mais importantes. Na dúvida, questione sempre o terapeuta de Tui Na para saber se existe alguma contraindicação que o impeça de fazer este tratamento.
Uma recomendação importante
Por último, queremos deixar-lhe uma recomendação. Se deseja tratar-se através do Tui Na deve procurar um terapeuta certificado e com formação em MTC, como os que exercem nas Clínicas Pedro Choy, pois só assim poderá usufruir do Tui Na em toda a sua amplitude, capacidade de tratamento e com segurança.
As Clínicas Pedro Choy têm uma equipa especializada que disponibiliza Tui Na terapêutico bem como Tuina Care, um leque de massagens orientadas para a manutenção da saúde e do bem-estar.
Se deseja saber se o seu problema de saúde pode ser tratado pelo Tui Na basta pedir informações através da linha 969800001 ou através do e-mail info@clinicaspedrochoy.com.