O Ano Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia numa data diferente do calendário ocidental.
O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
Xin Nian Kuai le 新年快乐 (Feliz Ano Novo) - Gong Xi Fa Cai 恭喜发财 (Parabéns, Seja Próspero), são as duas frases mais ouvidas na China durante as festividades do Novo Ano.
Na prática 发财 Fa Cai, traduz-se, literalmente, por "fique rico" e é a forma metafórica do povo chinês desejar prosperidade.
Buda e os Animais
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que, segundo a lenda, teriam atendido à chamada de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram e, em agradecimento, Buda transformou-os nos signos da astrologia chinesa.
Os doze animais do horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses, de acordo com a ordem a que se teriam apresentado a Buda na lenda acima citada, são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.
Desta forma, se 2008 foi o ano do rato, 2009 foi atribuído ao boi (búfalo), 2010 ao tigre, 2011 ao coelho e assim por diante.
Na “Astrologia” chinesa há 12 signos chineses:
- Rato, Búfalo, Tigre, Coelho
- Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra
- Macaco, Galo, Cão e Porco.
O nosso signo chinês depende do ano em que nascemos. Mas o ano chinês começa na primeira Lua nova a seguir ao solstício de inverno. Ou seja o início do ano pode variar desde 21 de Janeiro até 23 de Fevereiro.
As pessoas nascidas entre 21 de janeiro e 23 de fevereiro podem pertencer ao animal desse ano ou do ano anterior.
Para saber a que signo chinês pertence basta consultar a imagem abaixo.
Por exemplo, 2019 é o Ano do Porco.
Mas só são do Ano do Porco os nascidos depois de 5 de Fevereiro de 2019; os nascidos deste ano atá dia 4 de fevereiro são do signo do Cão que é o signo do ano passado.
Cada animal tem as suas características de temperamento e natureza que influenciam o comportamento desse ano.
O Ano tem 3 influências:
- O Animal a que pertence
- O Elemento a que pertence (Madeira; Fogo; Terra; Metal e Água)
- E ainda se é Yin ou Yang. Os dois polos opostos da energia, tal como a noite ou o Dia, o Feminino e o Masculino... este Ano será o ano do Porco - Terra -Yin
Terra e Yin acentuam as características calmas, ponderadas, amadurecidas e cautelosas já próprias da Natureza do Porco.
O Porco é o último animal do zoodíaco e o mais maduro.
Por isso é ponderado, pensa sempre antes de decidir e por isso escolhe quase sempre bem.
É empreendedor mas muito cauteloso. Para se ter sucesso em cada ano devemos adaptar a nossa forma de agir ao temperamento do Animal do Ano. Assim temos que ser ponderados.
Podemos correr riscos se forem bem calculados, o risco excessivo e baseado apenas na sorte não é compensado, antes pelo contrário, quem arriscar sem pensar terá azar aos negócios e também no amor.
Quem planear rigorosamente e seguir cada passo terá sorte.
O Porco é fiel e amigo do seu amigo. Pode-se confiar nele. É trabalhador e persistente.
A energia da Terra que influencia este ano aumenta a capacidade produtiva, o ser de característica Yin corresponde a ter a energia protetora da Mãe.
É um ano de prosperidade em que quem apostar no planeamento será altamente recompensado e irá prosperar.