Sem medicação e sem stress.
A acupuntura pode ser o segredo para eliminar as crises de dores de cabeça.
SESSÕES REGULARES
A melhor forma de acabar com a enxaqueca é recorrer a esta técnica com regularidade, isto porque vai prevenir as crises. “Claro que todos os casos são diferentes. E só quando começamos a fazer um tratamento é que conseguimos ver quanto tempo vai durar. Mas é importante que haja uma continuidade”, diz-nos a especialista.
O QUE PROMETE
Não existe uma taxa de sucesso fixa para este tratamento, mas Fernanda Barra acredita estar nos 90 por centro. “A dor começa a ser menos intensa e menos frequente. Ao fim de dois meses já se notam melhorias”, frisa.
A reter
A acupuntura é um tratamento natural!
MEDICINA
Os números não enganam: afeta uma em cada cinco mulheres! A verdade é que, apesar da enxaqueca ser considerada um mal menor, este tipo de patologia afeta em larga escala a vida de uma pessoa. Os episódios são sempre pontuais e com alguma regularidade. E por que não combatê-la com acupuntura? A Organização Mundial de Saúde reconhece esta como sendo uma técnica eficaz no tratamento de várias doenças. Falámos com Fernanda Barra, especialista das Clínicas Pedro Choy.
TÉCNICA MILENAR
A acupuntura é uma técnica milenar originária da China que recorre a agulhas. Quando aplicadas em algumas zonas do corpo, tratam ou aliviam os sintomas de algumas doenças. Esta técnica parte do princípio que todas as doenças são desafios energéticos.
COMO FUNCIONA?
Primeiro que tudo, faz-se um diagnóstico: “A medicina chinesa acredita que a enxaqueca está ligada a outros órgãos, nomeadamente, ao fígado e aos rins. Vamos identificar de onde vem o problema, porque nem sempre a origem é a própria cabeça”, afiança Fernanda Barra, adiantando: “Quando introduzimos uma agulha no corpo de uma pessoa, estamos a organizar o corpo. Só com a continuação do tratamento é que se manifestam melhoria”.
Combata-a no prato
Saiba que o que come pode ajudar a aliviar os sintomas? Basicamente, são alimentos ricos em ómega 3.
O controlo dos níveis de açúcar no sangue também é importante.
Verduras ajudam o organismo a conseguir a dose ideal de magnésio.
Gengibre cru ajuda a aliviar os problemas associados a esta doença.
Salmão, atum e bacalhau são ricos em ómega 3.
Orégão ajuda a combater a inflamação.
Granola, maracujá e banana são ricos em triptofano e, por isso, perfeitos no combate à dor.
CUIDADO!
Este tipo de tratamento deve ser efetuado com agulhas descartáveis, já que a reutilização aumenta a probabilidade de contrair certas doenças, como meningite ou hepatite.