DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A MTC a cuidar da saúde da mulher

 

Introdução
A medicina tradicional chinesa (MTC) sempre reservou à saúde da mulher um destaque especial e individualizado. Ao longo da história, muitas foram as obras que abordaram este tema muito específico, explicando não só a fisiologia da mulher (com todos os pormenores que os conhecimentos da época permitiam), mas também distinguindo e discernindo as mais diferentes patologias que a acometiam.
Pode-se pensar que tais obras, por terem sido escritas há muitos séculos, perderam o seu valor, mas isso não se verificou. Por serem obras muito completas à luz da MTC, muitas delas ainda são referência segundo os conceitos energéticos da medicina chinesa, apresentando explicações e soluções terapêuticas eficazes, que, muitas vezes, até são corroboradas por estudos científicos. Contudo, também houve casos em que informações mais atuais alteraram o paradigma terapêutico, o que é natural, visto que a MTC é uma terapêutica em constante evolução e de crivo moderno, apesar de ser tradicional e existir há milênios.


As patologias que consideramos ser do âmbito da saúde da mulher

Antes de mais, deve-se começar por definir o que é a saúde da mulher. Trata-se apenas das patologias associadas ao aparelho reprodutor feminino ou é algo mais abrangente?
Segundo a visão das Clínicas Pedro Choy, decidimos alargar o conceito de saúde da mulher para incluir qualquer tipo de condição ou doença que seja muito comum na mulher e cujo organismo feminino tenha maior predisposição para desenvolver, em comparação com o homem. Essa predisposição pode ocorrer devido a fatores hormonais, genéticos e até anatômicos. Com base nesta definição, podem-se considerar as seguintes patologias como pertencentes ao âmbito da saúde da mulher:

- Do foro ginecológico, como certos tipos de infertilidade, a amenorreia, a dismenorreia, a endometriose, as metrorragias, a candidíase, as alteração da libido, a síndrome dos ovários poliquísticos, entre outras. Também se incluem aqui as patologias decorrentes da gravidez, como as náuseas, a hipertensão gestacional, a pré-eclâmpsia, a diabetes gestacional, a anemia, etc.
- Alterações hormonais, como a menopausa (e suas consequências), o hipertiroidismo, o hipotiroidismo, a tiroidite, entre outras.
- Patologias osteoarticulares, nas quais a menor aptidão física da mulher pode levar a uma maior tendência para lesões articulares. Assim, são comuns patologias da coluna, como hérnia discal, escoliose, espondilolistese, ciática, entre outras.
- Doenças reumáticas, que são muito mais comuns na mulher do que no homem, destacando-se a fibromialgia, a artrite reumatoide, as artroses, a artrite, etc.
- Doenças metabólicas, como o excesso ponderal, a celulite, a diabetes, etc.
- Alguns tipos de doenças oncológicas, como o cancro da mama, do colo do útero, dos ovários, do endométrio e da tiroide, entre outros.
- Doenças autoimunes, como o lúpus, a artrite reumatoide, a tiroidite de Hashimoto, etc.
- Alterações da saúde mental, em particular a depressão, a anorexia, a ansiedade, os ataques de pânico, entre outras.
- Alterações circulatórias, como as varizes, os derrames, o risco de AVC, as hemorroidas, etc.
- Outras patologias que afetam o bem-estar da mulher, tais como as cefaleias, as enxaquecas, o síndrome vertiginoso, a anemia, a obstipação crónica, diversos tipos de distúrbios intestinais, etc.

Esta lista, naturalmente, não está completa, mas é bastante reveladora das inúmeras doenças que afetam em maior escala o sexo feminino. Muitas dessas doenças exigem tratamentos específicos e dedicados para que sejam devidamente atendidas e tratadas.


Análise geral das características energéticas da saúde da mulher

Ao avaliar o caráter energético das patologias consideradas parte da saúde da mulher, pode-se concluir rapidamente que:
- Cerca de 80% estão associadas a desequilíbrios energéticos do Rim, que controla o aparelho reprodutor, endócrino, imunológico, certas células sanguíneas, além do sistema neurológico e osteoarticular. O Rim também é responsável pela vitalidade, fertilidade e gestação.
- Os 20% restantes estão relacionados com o Coração (saúde mental e aparelho cardiovascular), o Baço-Pâncreas (metabolismo, aparelho digestivo, saúde dos vasos sanguíneos e vitalidade do sangue) e, em menor grau, o Fígado (sistema hepático e musculatura).
- 90% das patologias estão associadas a desequilíbrios energéticos por Vazio (de Qi, Yang e/ou Yin), o que indica que foram evoluindo lentamente ao longo de meses ou anos até se manifestarem como doenças. Estas patologias, por serem do tipo Vazio, exigem um tratamento específico e prolongado por parte da MTC.


Motivos pelos quais a MTC é uma terapêutica fundamental na saúde da mulher

A maioria das patologias da saúde da mulher são de natureza crónica, e os tratamentos convencionais, na maioria dos casos, só conseguem aliviar a sintomatologia, por não estarem pensados para atuar na raiz da doença - que geralmente envolve um Vazio energético profundo e prolongado. Como tal, esta permanece ativa, tornando-se, na maioria dos casos, crónica. É por isso que, nas doenças da saúde da mulher, é essencial associar os tratamentos da MTC à terapêutica convencional.
A MTC atua na raiz da doença, conseguindo muitas vezes reverter o Vazio energético que causa o mau funcionamento do organismo, enquanto a medicina convencional foca-se em aliviar os sintomas. Esta combinação terapêutica gera resultados superiores do que a simples recurso isolado a apenas um dos métodos.
O uso da MTC torna-se ainda mais relevante nas patologias associadas ao Rim (que representam 80% dos casos na saúde da mulher), pois são, geralmente, condições graves, profundas, com tendência a evoluir e que impactam significativamente o funcionamento do organismo. Apenas uma abordagem terapêutica bem direcionada pela MTC pode travar ou até reverter estas patologias.
Além disso, muitas doenças da saúde da mulher exigem um tratamento personalizado e ajustado às suas necessidades específicas, algo que a MTC proporciona integralmente.
Outro fator relevante é que, frequentemente, a mulher sofre de mais de uma patologia ao mesmo tempo, sendo muito comum estas derivarem da mesma raiz energética. Nesses casos, torna-se ainda mais importante tratar a causa subjacente a ambas as condições, algo que a MTC consegue fazer com eficácia.

Para que o leitor compreenda melhor este conjunto de ideias, vamos ilustrar com um exemplo.

Na maioria das patologias osteoarticulares, ocorre uma degeneração articular provocada pelo enfraquecimento dos diversos elementos que compõem a articulação, os quais deixam de ser corretamente nutridos devido a um Vazio do Rim. Esse processo resulta em dor, inflamação, entre outros sintomas.
Nestes casos, não basta apenas aliviar a sintomatologia; é essencial reforçar a função do Rim, permitindo que este volte a nutrir adequadamente a articulação. Dessa forma, a articulação pode recuperar e assim restabelecer-se, eliminando tanto os sintomas quanto o processo degenerativo.
Se o Vazio do Rim que causa o debilitamento articular não for tratado, a degeneração da articulação continuará a acontecer gradualmente, mantendo a dor e a inflamação. Em casos extremos, pode até ficar com a sua função comprometida por completo.


Conclusão

Embora se possa pensar que a saúde da mulher é devidamente acompanhada pelos tratamentos convencionais, consideramos que há muito a ganhar se estes forem complementados com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), independentemente da doença da mulher.
Segundo a visão e a experiência da MTC, a maioria das doenças que afetam as mulheres são profundas e tendem a tornar-se crónicas. Por essa razão, não basta um tratamento que atue apenas sobre a sintomatologia. Embora esse tipo de abordagem possa proporcionar algum alívio momentâneo, é insuficiente para restabelecer a saúde de forma duradoura e proporcionar um verdadeiro bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, quando a raiz energética da doença não é tratada, podem surgir complicações futuras ou novas patologias relacionadas. Esse cenário pode ser evitado se a perturbação energética que originou a doença for devidamente corrigida, e é precisamente nisso que a MTC se especializa.

Se sofre de alguma das patologias anteriormente mencionadas, saiba que, com os nossos tratamentos, poderá contar com um reforço terapêutico significativo, complementando os cuidados de saúde que já recebe. A nossa abordagem é distinta e plenamente complementar, focada no restabelecimento da função energética para que o seu corpo melhore ou, sempre que possível, recupere plenamente.
Além disso, garantimos um tratamento personalizado e multifacetado, ajustado às suas verdadeiras necessidades. Valorizamos todos os aspetos da sua saúde, independentemente da sua natureza.
Na saúde da mulher, podemos fazer muito.

Procure-nos!

 

 

 

 

 

Partilhar:

Artigos Relacionados:

O sistema reprodutor feminino para a MTC

Acupuntura na dor da coluna

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado