4 anos a sofrer de Alopecia Areata
Leandro Marcelino procurou as Clínicas Pedro Choy para tratar a alopecia areata, distúrbio que já o afetava há 4 anos. As peladas eram pronunciadas, o que afetava a sua imagem e com isso a sua autoestima. Devido à profissão sofria de muito stress, um dos fatores associados ao aparecimento desta doença.
Anteriormente a vir às Clínicas Pedro Choy, durante dois anos procurou ajuda na dermatologia. Foi consultado por diferentes médicos e experimentou muitos tipos de medicamentos, mas sem sucesso. A sua doença continuava a progredir de tal maneira que, nesta fase, chegou a ter mais de metade do seu couro cabeludo sem cabelo.
Medicina Tradicional Chinesa, a solução para este caso
Em finais de 2020, Leandro quis experimentar uma abordagem diferente aos tratamentos que já tinha feito e optou pela acupuntura, dirigindo-se às Clínicas Pedro Choy.
Antes de iniciar os seus tratamentos, Leandro realizou uma consulta onde foram diagnosticados os desequilíbrios energéticos que originaram a sua doença.
Segundo os critérios da Medicina Tradicional Chinesa, no cerne da sua doença capilar havia um vazio da energia do Rim e a subida do Yang do Fígado até à zona da cabeça. Isto associado ao stress a que estava submetido acabou por desencadear uma série de fenómenos orgânicos que culminaram na sua doença.
O tratamento
Devido à gravidade e à antiguidade da sua doença, definiu-se uma estratégia terapêutica que iria produzir resultados sólidos, não no imediato, mas a longo prazo.
Por esta razão, o tratamento de Leandro consistiu em sessões de acupuntura realizadas semanalmente durante 3 meses, que passariam a ser quinzenais a partir daí.
Para complementar o efeito energético conseguido pela acupuntura, prescreveu-se uma fórmula de fitoterapia chinesa com o intuito de parar a subida do Yang do Fígado, o que ajudaria a desinflamar e a melhorar a vitalidade dos folículos dos cabelos, e ao mesmo tempo atuaria no Rim e no Fígado, os dois órgãos energéticos desequilibrados.
Resultados
Embora só fosse expectável resultados a longo prazo, ao final de poucos tratamentos começaram a surgir os primeiros sinais que a terapêutica implementada estava a resultar: começaram a aparecer cabelos nas zonas das peladas, embora inicialmente fossem brancos. Com o passar das semanas de tratamento, as áreas do couro cabeludo deixaram de ser calvas, aparentando normalidade.
Para garantir que esta condição de saúde não voltava a regredir, fez-se tratamentos de consolidação por mais alguns meses, havendo uma evolução consistente e positiva da alopecia.
Neste momento, Leandro Marcelino já não apresenta sintomas da sua doença capilar, não havendo zonas sem cabelo.
Melhoria da alopecia, e não só
Ao contrário de antigamente, agora sente-se muito menos nervoso, suportando melhor o stress profissional, um dos benefícios conseguidos pelo tratamento implementado. Na Medicina Tradicional Chinesa não se trata apenas a doença, mas também a origem energética desta, para assim ser corretamente debelada, que foi o que aconteceu com Leandro.
Se ainda não conhece a Medicina Tradicional Chinesa, pense nela como uma opção a integrar no seguimento da sua saúde
Se sofre de uma doença crónica, procure-nos! As Clínicas Pedro Choy são uma garantia de um tratamento competente em Medicina Tradicional Chinesa. Tudo faremos para devolver o seu bem-estar.
O que é a alopecia areata?
A alopecia areata é uma das formas de alopecia, que se apresenta por “peladas” numa ou mais áreas do couro cabeludo. A sua causa é um distúrbio autoimune local que, não destruindo o folículo, acaba por afetar o ciclo normal de crescimento e renovação do cabelo. Este distúrbio também pode afetar outras áreas do corpo tais como sobrancelhas e barba, e atinge tanto homens como mulheres, geralmente em idade jovem. São inúmeros os fatores que desencadeiam esta doença autoimune, sendo os mais comuns a genética, os fatores hormonais e o stress.
Palavras-Chave: Alopecia, Cabelo, MTC, Pedro Choy, Acupuntura