100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Reforçar a Imunidade, conselhos básicos

 
Quando se fala de imunidade, automaticamente pensamos logo em aumentar a nossa resistência a estados de doença.
O que, no entanto, nos parece ficar, é que a imunidade é algo específico do nosso corpo, que nos torna um pouco como “intocáveis”, como se tivéssemos envoltos num escudo invisível que nos protege.
Todos temos experiência que, quando se está exposto a condições climáticas adversas, a probabilidade de nos constiparmos é maior. Mas também percebemos que, se temos uma condição de preocupação excessiva ou grande tristeza, eventualmente motivada por uma sensação de perda irreparável, como o falecimento de uma pessoa próxima ou até mais simplesmente uma quebra de uma relação familiar ou outra, nos sentimos sem vontade e sem rumo, podendo entrar em depressão, que mais não quer dizer do que “quebra energética”.

São dois casos que nos mostram que o nosso desequilíbrio energético – estado de “doença” – tanto pode surgir do exterior – condições climáticas, por exemplo – como do interior do nosso corpo, como é o caso dos sentimentos e das emoções.

Se a imunidade tem um papel de proteção face ao potencial desequilíbrio energético e de reposição do equilíbrio, ela não tem um papel de defesa, apenas, de situações externas. O nosso interior também carece de proteção e reposição de equilíbrio, em determinadas situações.

 

Como nos podemos proteger?

Para fortalecer o sistema imunitário, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes e alimentos processados.


Adotar um estilo de vida saudável é, obviamente, uma das melhores estratégias para manter o sistema imunitário forte e eficaz.

 

Deixamos alguns conselhos:

  • Lavar frequentemente as mãos – um conselho básico que, mais do que nunca, deve ser tido em consideração;
  • Beber muita água;
  • Não fumar nem estar perto de quem fuma – os malefícios do tabaco são amplamente conhecidos; 
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Abusar de frutas e legumes com muita cor, tais como morango, laranja, tangerina, limão, cereja. Cogumelos, abóbora, beterraba, cenoura, cebola, pimentos, grelos, espinafre, couve roxa, couve portuguesa verde são legumes muito ricos. Pense na cor. Quanto mais cor tiverem as frutas e os vegetais melhor;
  • Alimentos ricos em Betacaroteno que é um forte anti oxidante e elimina os radicais livres: - Laranja; Limão; Kiwi; tangerinas;
    Cenoura; Tomate; Brócolos; couve de preferência de cor mais escura; espinafres; Beterraba; cogumelos; Feijão encarnado; Grão; Ervilhas e favas que são alimentos muito ricos em Zinco e Vitamina E.
  • Dormir adequadamente, o número de horas suficiente varia de pessoa para pessoa. Ou seja, o importante é nos levantarmos com a sensação de que descansámos realmente;


Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa se encontra doente ou com facilidade para adoecer.

A Medicina Chinesa, ao nível da prevenção, traz um duplo benefício: reestabelece rapidamente o prazer de viver com bem-estar e qualidade de vida e evita que bloqueios se instalem no organismo e desencadeiem uma desordem energética de maior amplitude: a doença.

 

Já segue as nossas Redes Sociais?

Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado