100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Preparação para a Época Festiva

 

Preparação para a Época Festiva

Em Medicina Chinesa qualquer doença pode ser agravada pelo mau uso dos alimentos. O seu abuso em quantidade, em calorias e gorduras, em açúcares, álcool ou sal, resulta numa intoxicação global orgânica.

Aliada a cuidados na alimentação e a exercício físico, recomendo uma receita natural, de preparo muito fácil e rápido:

Junte água (um litro e meio); sumo de limão (metade de um limão); mel (meia colher de sopa); Canela em pó (uma colher de chá) e sal grosso (3 grãos). Misture bem durante cerca de um minuto, por exemplo com uma “varinha mágica”.

Beba esta mistura (1,5 l / por dia) durante sete dias pois funciona como uma “vacina”, iniciando um ciclo de desintoxicação no organismo.

 

Como funciona à luz da Medicina Chinesa:

- Três pedras de Sal - estimulam o rim / suprarrenal e logo as defesas. Bem precisamos de boas defesas no inverno.

- Meia colher de sopa de mel - estimula o baço e pâncreas melhorando a função do estômago intestinos e a digestão.

- Sumo de metade de um limão estimula o fígado que é o órgão mais agredido nas festividades natalícias e de ano novo. O sumo de limão promove a capacidade desintoxicadora do fígado.

- Canela em pó, estimula o Pulmão aumentando as suas defesas para infeções do Pulmão da garganta nariz e ouvidos, logo também protege da gripe e constipações ao mesmo tempo que desintoxica.

- Agitar durante um minuto (“varinha mágica” ou por outro meio), dá energia a esta bebida, é uma dinamização, um método introduzido pelo Médico Alemão Hahnemann há cerca de 200 anos. Hahnemann verificou que os doentes que tratava ao domicílio, com medicamentos líquidos, tinham mais resultado que os que tratava no consultório. Como ia visitar os doentes a cavalo, pensou que esta diferença positiva fosse por causa da agitação dos frascos, ao ritmo do trote do cavalo dentro dos alforges. Passou a agitar os frascos que fornecia no consultório e verificou que o resultado terapêutico melhorava. Chamou-lhe ‘Método Dinamização’.

 - Água 1 litro e meio. Só o facto de se consumir um litro e meio de água por dia já vai beneficiar o organismo em mais sentidos do que as pessoas imaginam. É do conhecimento geral que o corpo humano é composto de 70% de água; devemos compensar as perdas diárias de água e bebê-la com frequência e em maior quantidade do que a nossa sede até um máximo de três litros dia, sendo 1,5 litros por dia já bastante aceitável no inverno. A água estagnada degrada-se, é necessário renovar a água que compõe o nosso organismo.

 

 

A partir do momento que estamos a consumir esta quantidade de água já estamos a dinamizar o funcionamento de órgãos como os rins, o fígado ou a vesícula, órgãos esses que foram sacrificados com esforços durante os excessos alimentares destas semanas.

O mel é uma das substâncias mais fascinantes da natureza: é extremamente nutritivo, tendo várias vitaminas, entre as quais muitas do complexo B, bem como ferro, cálcio, fósforo e potássio, além disso, tem outros componentes que o tornam um anti-inflamatório natural e é mesmo visto como um “antibiótico” da natureza. Portanto, é uma adição a esta bebida que vai promover o desinflamar dos órgãos que foram esforçados com os excessos alimentares.

O sal tem má fama e é mal visto na nossa sociedade, mas, na realidade, o sal é essencial à vida, se for o sal verdadeiro, o chamado sal-gema ou sal marinho, sem aditivos e de preferência de colheita artesanal. Os minerais que o compõem passam para a água, aperfeiçoando algo que já é basicamente perfeito. Deste modo, a solução do sal na água vai permitir que o organismo incremente as suas funções todas, melhorando mesmo a qualidade do sangue. Por incrível que pareça, não vai fazer mal à tensão arterial, pode mesmo ajudar a regulá-la. 

Já o limão tem um grande potencial antioxidante e fomenta a imunidade, pelo que vai ajudar o organismo a sarar dos tais excessos das festas. A quantidade de vitaminas, especialmente a C, é grande, neste citrino, mas é também um potente cicatrizante e por isso vai fechar o ciclo de ação dos outros ingredientes desta poção, que não é mágica, mas é uma grande ajuda para uma semana de recuperação dos excessos cometidos.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado