A tensão arterial consiste na pressão que o sangue exerce sobre a parede das artérias durante a sua circulação. A hipertensão arterial ocorre quando o coração, ao bombear sangue, exerce uma força excessiva contra a parede das artérias.
A hipertensão arterial, quando associada a outros fatores de risco como a diabetes, obesidade e o colesterol, – constitui uma ‘bomba relógio’ que contribui para a maior fatia de morbilidade e mortalidade no nosso país.
Aos olhos da Medicina Tradicional Chinesa, a análise do funcionamento do corpo faz-se numa perspetiva energética, os Sistemas dependem uns dos outros e, no caso concreto da Hipertensão Arterial, este relacionamento é extremamente importante.
Problemas ao nível das características do sangue - nomeadamente, a sua fluidez – ou da estrutura vascular são dois lados da mesma moeda e podem estar de mãos dadas na origem do Quadro de HTA.
É do senso comum que aspetos dietéticos como o consumo de sal, açúcares (refinados), gorduras e bebidas alcoólicas, entre outros têm reflexo, pela negativa, no controlo da Tensão Arterial; Fumar também se agrupa aqui.
Mas não podemos descuidar também as questões do foro emocional que tantas vezes têm expressão ao nível da função Cardíaca e do Sistema Circulatório.
Em Portugal, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, existem cerca de dois milhões de hipertensos e, infelizmente, este número tende a aumentar.
Quer saber como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar a controlar a sua tensão arterial?
Até 14 de junho, esclareça as suas dúvidas com um especialista em Medicina Tradicional Chinesa, sem qualquer custo associado.
Linha de Apoio: 808 20 58 58
Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy
Ficamos à sua espera!