100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Gripe ou Constipação?

 

O Inverno traz as habituais gripes e constipações tão típicas desta época do ano. Sabe identificar as diferenças entre ambas?

Muitas vezes gripe e constipação são, erradamente, confundidas. Vejamos as diferenças: de uma forma geral, a gripe dura mais e pode estar associada a febre, tremores, dores musculares e cansaço enquanto a constipação é mais ligeira e envolve apenas corrimento nasal e tosse.

A Medicina Chinesa previne e trata gripes e constipações considerando-as uma penetração de ‘frio’ e ‘humidade’ na camada externa de energia, daí que a prevenção consista em aumentar a energia defensiva, uma vez que é a responsável por manter o equilíbrio da nossa fronteira com o exterior.

Existem pontos de acupunctura e ervas chinesas com forte efeito antigripal algumas usadas no Ocidente como é o caso dos chás de canela, menta ou gengibre, a célebre pomada tigre, um bálsamo de odor forte que os chineses usam há séculos e que já se vende em ervanárias em Portugal servindo este para tratar a gripe, cefaleias e dores musculares.

Outra das recomendações é a ingestão de comida picante, assim como a mostarda verde japonesa (wasabi). Um banho quente em água com sal ou com folhas de eucalipto, manter os pés e as costas quentes, são recomendação podem ajudar os casos mais ligeiros de gripe ou constipações.  

A Medicina Convencional apenas trata os sintomas desta patologia, que, em média, ataca cada individuo duas a cinco vezes por ano. A Medicina Chinesa tem um papel fundamentalmente preventivo, agindo tanto com a Acupunctura, como com a Fitoterapia.

 

Deixamos duas sugestões simples e que podem ser feitas na sua casa e que ajudam muito a combater um dos sintomas das gripes e constipações - a tosse - tão comum nesta altura do ano.

 

Xarope de Cenoura

Num prato ou taça deve colocar rodelas de cenoura com umas 3 colheres de chá de açúcar amarelo.

Esperar que fermente e beber, aos poucos, o líquido.

Nada mais simples!

 

Xarope de cerveja preta e laranja

Ferver uma cerveja preta com uma laranja (aberta ao meio com casca) e adicionar açúcar ou mel. Sentimos um alívio imediato da tosse.

Nota: Este xarope não deve ser dado a crianças.


 A premissa da Medicina Chinesa é estimular o sistema imunitário, tornando-o mais eficaz no combate às invasões virais, o que torna as pessoas mais ‘imunes’ a gripes e constipações permitindo passar um inverno mais tranquilo.

Todos os anos, as Clínicas Pedro Choy, essencialmente durante os meses de outubro, novembro e dezembro recebem muitos pacientes que, por saberem que são atreitos a apanhar gripes e constipações preferem prevenir em vez de remediar e, como tal, iniciam um tratamento preventivo que reforça o sistema imunitário deixando-o apto para combater gripes e constipações.

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy

 

Linha de Apoio: 808 20 58 58 


Contacte diretamente a Clínica mais próxima de siaqui

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Prevenir os males de Inverno

Rinite e Sinusite

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado