100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Dr. Pedro Choy fala sobre a Lombalgia | Praça da Alegria

 

Lombalgia e dores nas costas, um mal comum

A lombalgia é a patologia que se refere à dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, sendo um tipo de dor que irradia ou não para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática), sendo neste caso uma ciatalgia .

Trata-se de uma patologia extremamente comum, que afecta mais pessoas do que qualquer outra afeção, salvo a exceção das constipações ou gripes. As dores nas costas atingem cerca de 80% da população mundial nalgum momento da sua vida, sendo que na maioria dos casos a dor melhora passada uma semana e sem tratamento específico.

As causas são as mais diversas, pode ser devido a maus jeitos, entorses, distensões, esforços excessivos, má postura, traumas, entre outras causas. Existem outros fatores que aumentam o potencial aparecimento de lombalgias, como a falta de sono com qualidade, a fadiga, o pouco exercício físico correto, o excesso de peso, etc.

Seja como for, a Medicina Chinesa pode ajudar na recuperação dos vários casos, não só pela sua elevada eficácia no combate à dor, mas também pelo seu poder anti-inflamatório. Sendo que se combina a Acupunctura com a Fitoterapia (plantas medicinais chinesas), sendo comum que uma das prescrições a ser feita sejam umas pílulas ou gotas cujo nome secular é: ‘caminhar a passos largos como um tigre’, demonstrando, assim, metaforicamente, o efeito desta Fitoterapia.

Mas há ainda recomendações chave para melhorar deste problema de saúde, como repousar deitado até que a dor seja suportável para os movimentos; iniciar um programa de exercícios físicos vigiados onde ganhe resistência e exercite os músculos do tronco. Isto caso não haja contra indicações médicas para praticar estes exercícios, pois, por exemplo, em casos que incluam deformações na coluna poderá não ser recomendado.

Perder peso é outro aspeto de salientar em muitos dos casos de problemas de dores nas costas, e aí a Medicina Chinesa também tem uma grande eficácia, pois pode conjugar uma perda lenta e saudável de peso com o tratamento para as lombalgias, apesar de ser sempre necessário um regime personalizado para auxiliar no emagrecimento, que pode ser generalizado ou localizado, conforme os casos.

 

Leia aqui um artigo do SapoLifestyle sobre o tema:

Leia aqui: "Ordem dos Médicos dos Estados Unidos recomenda acupunctura como tratamento prioritário para dores de costas"

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado