Barriga inchada, quem nunca teve?
Há dias em que acordamos com aquela sensação que temos um balão na barriga, as calças não apertam, a roupa não cai bem e o desconforto, esse, é enorme. Por outro lado, há dias que acordamos de barriga lisa e a vestir um 36 e terminamos o dia a precisar de um 40.
A barriga inchada causa desconforto, é inestético e, muito importante, é sinal de que algo não está bem.
Há alimentos que contribuem para o inchaço da barriga e produzem flatulência. Entre eles estão:
- Gorduras;
- Fritos;
- Leite e seus derivados;
- Doces;
- Bebidas Alcoólicas;
- Algumas leguminosas – feijão, grão, favas e ervilhas;
- Pão (especialmente o pão de trigo)
Quem tem flatulência crónica deve ter especial atenção à alimentação e tentar e perceber quais os alimentos que estão na origem desse distúrbio. Ou seja, deve interromper a ingestão de alimentos por grupo alimentar durante alguns dias (preferencialmente 1 semana) e estar atento aos resultados.
Por exemplo:
1ª Semana: Comece por não beber leite nem os seus derivados.
2ª Semana: Elimine leguminosas (grão, feijão, favas, lentilhas, ervilhas).
3ª Semana: Elimine o pão e tudo o que tiver trigo.
Nas semanas seguintes, elimine fritos, depois as carnes vermelhas e os refrigerantes.
Melhorou em algumas semanas? Se sim, fica a saber quais os alimentos que lhe provocam gases e, já sabe, não os deve consumir.
Se, por um lado, há alimentos que causam flatulência também há alimentos que combatem a flatulência e podemos e devemos consumir. Sabe quais são?
- Maçã, laranja, ameixa, papaia e o abacaxi;
- Tomate, cenoura, alface e agrião;
- Probióticos: iogurtes com bacillus acidophilus, encontra à venda em qualquer supermercado;
- O miso que resulta da fermentação da soja, muito conhecido pelos apreciadores de sushi sob a forma de sopa, a conhecida sopa de miso.
Duas receitas naturais e muito eficazes no combate à flatulência
Chá de menta ou de hortelã pimenta com canela Pode beber a quantidade que quiser. Adoce, se desejar, com stevia ou mel. Além de tratar a barriga inchada e os gases, também previne as gripes e constipações. Para a medicina chinesa os pulmões e os intestinos são órgãos com o mesmo tipo de energia, ou seja, o que afeta os intestinos também afeta os pulmões. Um dois em um perfeito! |
![]() |
Sumo de agrião e cenoura Vai precisar de: - Uma liquidificadora - 2 cenouras médias - Agriões em dose equivalente às cenouras - 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio - 3 pedrinhas de sal
Modo de preparação: Descasque a cenoura e corte em pedaços, corte os agriões de modo a entrarem facilmente na liquidificadora. Coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, cubra com água e adicione o sal. Pode adoçar com stevia se preferir um sabor mais doce. Triture até ficar bem líquido e está pronto a consumir. Estas ‘receitas’ eliminam os gases a curto e a longo prazo, repõem o bom funcionamento intestinal e digestivo e melhoram a flora intestinal. Ajuda também nas emoções, pois os intestinos são uma fábrica importante de serotonina que é a “hormona” da felicidade. |
![]() |
Veja aqui a participação do Dr. Pedro Choy no programa 'Praça da Alegria': https://bit.ly/2PAl9k2
Siga-nos nas Redes Sociais
Facebook: @Pedrochoyclinicas
Instagram: @clinicaspedrochoy
Linha de Apoio: 808 20 58 58
Contacte diretamente a Clínica mais próxima de si: aqui