100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Ano Novo Chinês - Ano do Rato

 

Autor Pedro Choy - Especialista de Medicina Chinesa

O Ano Novo chinês do Rato inicia-se a 25 de Janeiro de 2020 e termina 11 de Fevereiro de 2021.

É um ano de Madeira, primavera, crescimento, empreendedorismo e inovação... que são propriedades do Rato.

Mas o movimento energético desde ano 2020 será Metal/Yang Assim teremos um Ano Rato, Metal, Yang.

Metal Yang é também símbolo de batalha, guerra e mudanças.

De destruir para construir, de renascer das cinzas e progredir.

Xīn Nián Kuài le 新年快乐 (ler: Xin nien khuai le) - Gōng Xï Fã cái 恭喜发财 (ler: kong xi fatsai)

Xin Nian Kuai le 新 年 快 乐(Feliz Ano Novo) - Gong Xi Fa Cai 恭喜发财 (Parabéns, Seja Próspero), são as duas frases mais ouvidas na China durante as festividades do Novo Ano.

Na prática 发 财 Fa Cai, traduz- se literalmente por "fique rico", é a forma metafórica do povo chinês desejar prosperidade, "Felicidades, fique rico e prospero no Novo Ano".

Este ano, 2020 (4718 da era chinesa), inicia-se a 25 de Janeiro de 2020 e encerra a 11 de Fevereiro de 2021

Os anos chineses não seguem a calendário gregoriano ocidental, que é um calendário solar, e por isso o Novo Ano não ocorre a 1 de Janeiro.

A Ásia conta os anos por um calendário lunisolar (sendo o próximo ano o nº 4718 da era chinesa); O mesmo é dizer que se adiciona a contagem das "luas" à contagem do passar dos dias (sol), daí resulta que o ano nasce quando a luz começa a crescer no ano.

Em comparação com o dia, seria como contar o novo dia a partir do nascer do sol e não da meia-noite.

 

Na prática, o Ano Novo Chinês ocorre, no primeiro dia, da segunda lua nova, após o solstício de inverno (21 ou 22 de Dezembro).

Os anos chineses são contados em grupos de 12, aos quais se deram nomes de animais, são eles:

  • Rato, Búfalo, Tigre, Lebre
  • Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra
  • Macaco, Galo, Cão, Porco

 

O signo individual de cada pessoa depende do Ano Chinês em que nasceu, assim por exemplo os nascidos em 1960 são do signo Rato, e este signo repete-se a cada 12 anos (36; 48; 60; 72; 84; 2008, 2020). O início do Ano Chinês pode ocorrer entre 20 de Janeiro e 23 de Fevereiro. Os nascidos nesse intervalo devem consultar uma tabela para confirmar o signo a que pertencem. Pois podem pertencer ao signo do ano civil anterior.

 

De acordo com a astrologia chinesa, pertencer a um signo chinês, é sinónimo de ter características específicas de personalidade, saúde física e mental; sendo que o signo exerce igualmente influência nas relações de sorte ou azar, na profissão, no amor, ou em qualquer outra esfera de intervenção individual.

A energia do signo Chinês influencia igualmente o Planeta: O clima, a economia, a política, a totalidade dos fenómenos e acontecimentos.

Não se tratando de esoterismo é possível explicar o mecanismo dessa influência, explanação que faremos mais adiante.

Na prática existe um ciclo básico, que se repete a cada 12 anos; Assim, um ano Rato, terá sempre semelhanças com outro ano Rato, 12 anos (ou múltiplos de 12) para a frente ou para trás deste, etc., contudo cada ano do mesmo signo terá particularidades que os diferenciam dos restantes homónimos, diferenças que serão resultantes de outras influências energéticas, tais como os ciclos de 5 Movimentos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e da bipolaridade, o polo negativo ou positivo da energia, também conhecido por Yin Yang.

A resultante é um ciclo que se repete a cada 60 anos. O Rato de 2020, será pela sequência dos cinco movimentos um "Ano Metal", sendo "Yang" pelo polo energético, esta conjugação só se repetirá de novo no ano 2080.

Para melhor entendimento podemos comparar estes ciclos de 12 e 60 anos do calendário Chinês com as estações do Ano regular:

- O Verão repete-se todos os anos, contudo não há dois verões iguais, em Portugal, há verões de calor tórrido e seco, contudo no verão passado choveu em Agosto e esteve frio para a época....

 

Um homem vive em media mais de 80 verões, pode por isso mesmo, aperceber-se da diferença entre várias verões, ou ainda constatar a existência do verão em si.

Uma borboleta vive entre duas semanas a três meses, não pode aperceber-se da existência de um Verão, menos ainda da repetição de Verões; mas pode percecionar a relação Yin Yang através da alternância Dia/Noite, pois viverá muitos dias e muitas noites. Assim pode esperar e desejar o nascer do sol como o homem pode antecipar o "nascer" do Verão.

Um povo e uma cultura milenar como é a China, com cerca de cinco mil anos de história e cultura, pode percecionar estes ciclos que se repetem a cada 60 anos, em que o ano tem energias tão parecidas, que as suas estações se repetem, reproduzindo padrões climáticos (entre outras variáveis) equiparáveis.

 

A cultura chinesa, estudou o comportamento do Universo pela observação dos fenómenos naturais, percebeu a repetição sistemática, registou, interpretou e identificou as regras, pelas quais se rege o Universo, dissecando a sua lógica pela constatação do denominador comum. Entendeu que essas regras universais se repetem no todo, no micro e no macro, e em todas as formas de existência.

Daí nasce o pensamento dito oriental com base num raciocínio mais analógico que analítico, mas tão racional e lógico, quanto o científico.

Surgem assim as leis basilares do pensamento Chinês, das quais se destacam três princípios:

1- "Qi monismo" ou, tudo o que existe é energia manifestada de formas diversas.

2- Yin e Yang os dois pólos da energia.

3- Cinco Movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, que são as fases de transição da energia.

 

A Astrologia Chinesa, a Acupunctura, a Medicina Chinesa e as Artes Marciais, alicerçam o seu pensamento nestes princípios basilares, assim como quase tudo o que tem origem no Oriente.

Assim o próximo ano a começar no dia 25 de Janeiro de 2020, é um ano Rato, do movimento Metal, do tipo Yang.

 

O que significa ser Rato

O Rato é o primeiro dos 12 animais do zodíaco Chinês é o que chegou primeiro ao chamamento de Buda, quando Buda convocou os animais para festejar com eles um novo ano.

O Rato em si simboliza: o instinto, a rapidez (de raciocínio e de Acão), a inteligência, o começo, a primavera que é a fase de crescimento da natureza e o progresso.

A regra é considerar-se o Rato uma influência positiva, sinal de prosperidade suportada pela audácia, trabalho dedicação e capacidade de luta.

 

Os nascidos no Ano do Rato são lutadores, entusiastas, autoconfiantes, teimosos, persistentes. São frequentemente escolhidos pelos outros para serem líderes porque inspiram confiança.

Contudo este ano rato é diferente dos outros, pois transporta em si a energia do Metal Yang, a mesmo é dizer grandes mudanças. Mais, este Rato tem a natureza da madeira, sendo contudo o ano 2020 Metal e Fogo.

O Metal é o oposto da natureza original do Rato que é a Madeira. Correspondem respetivamente ao Oeste e ao Leste, ao por do sol e ao nascimento do sol.

Está oposição favorece aqueles que na vez de esperar tomam a iniciativa.

É de esperar novas e importantes descobertas na ciência e na saúde. Mas também alterações inesperadas na política. Cenários de conflitos são muito prováveis de ocorrer.

Mas no global é um ano de prosperidade de mudar para melhorar e para crescer.

"Ser rato é ter uma natureza do tipo primavera ou nascer do Sol, o nascimento de todas as coisas, o princípio do caminho".

Para que nos interessa saber a energia do ano?

Serve para nos adaptarmos, do mesmo modo que nos adaptamos à estação do ano. No Inverno vestimos de modo diverso do Verão, se o não fizermos ficaremos doentes por razões óbvias.

Quando nos adaptarmos às características do ano, conseguimos obter o melhor proveito possível desse ano.

Ser Rato é ter uma natureza do tipo primavera, mas este rato 2020/4718 é um Rato - Metal -Yang - com influência da Madeira.

Ser primavera (tal como ser Madeira) significa ter uma energia do tipo nascimento, crescimento, evolução, nascer do Sol, em que o frio e o calor se equilibram e opõem, nenhum suplanta o outro; a natureza cresce; e corresponde ao Leste.

Ser Yang é sinónimo de calor, de luz; é ser masculino; polo positivo; mais ativo; interveniente, analítico, cerebral, ousado, guerreiro.

 

ANO RATO NA SAÚDE.

Na Saúde estarão em alta as patologias relacionadas com a Madeira e o Metal o que equivale a dizer Pulmão e Fígado.

Asma, enxaquecas, vertigens, colites, doença Autoimune, Psoríase, Vitiligo, "Trombose", acidente vascular cerebral, Cancro, Hipertensão, depressão, Alergias...

Os Órgãos em maior risco são: Artérias; Fígado; Vesícula Biliar; Pulmão; Pele e os intestinos, os casos de cancro irão aumentar.

Se tem antecedentes pessoais e familiares destas doenças há que prevenir, fazendo avaliação, e evitando os fatores de risco... Que são específicos de cada doença...

Um modo de vida saudável é sempre de recomendar: - fazer algum exercício, (caminhada diária é suficiente), comer de forma mais natural (com menos produtos químicos); vegetais e frutas locais e da época; evitar os açúcares e beber em média 1,5 litro água por dia...

  

Ano do Rato no Amor.

Como a tendência direcional da energia neste ano será de Leste para Oeste as relações amorosas serão instáveis, há um maior risco de separações e de divórcios, mas também há maior probabilidade de iniciar novas relações bem-sucedidas.

  

Conclusões

Neste Novo Ano Chinês do Rato.

Há que inovar, ser criativo, audaz, destruir o que está errado para renovar e criar algo de harmonioso para que cresça em conformidade com Natureza do Ano Rato e se desenvolva positivamente.

Este Ano Rato é o recomeçar de um novo ciclo de 60 anos.

 

Semeie, está na altura certa, irá colher em abundância aquilo que semear. Os Signos mais favorecidos serão os dos anos mais parecidos com Rato e os que tem mais Metal:

- Logo à cabeça será um ano de sucessos e boas transições para as pessoas do signo Rato; Mas também para os seus melhores amigos que são o Dragão, o Tigre e a Lebre também estes governados pela Madeira "elemento" natural do Rato.

- A seguir serão favorecidos, mas já não tanto, os seus convidados deste ano pertencentes ao movimento Metal: O Macaco o Galo e o Cão;

- Quanto aos anos maus não os há. Da mesma forma que ser verão não é melhor nem pior do que ser primavera ou outono, mas claro é quando nos adaptamos às características da estação do Ano ou da energia do Ano propriamente dita, mais benefícios colheremos dos nossos atos.

 

A LENDA

Yù Huáng 玉 皇 o Imperador de Jade convidou todos os animais para um jantar de Ano Novo, mas o Rato disse ao Gato que o jantar era no dia seguinte, claro é que o Gato faltou ao jantar, ficando enfurecido, sendo esse o motivo pelo qual sempre que encontra um Rato o persegue na tentativa de se vingar.

De facto o jantar era importante, pois Yù Huáng preparava-se para premiar os animais que mais prontamente chegassem ao banquete.

Assim fez, atribuindo a cada ano o nome um de um dos primeiros doze animais a chegar, pela respetiva ordem de chegada.
O primeiro foi o ambicioso Rato e o décimo segundo e último foi pachorrento Porco. O Gato chegou cedo na hora, mas um dia depois.

 

 

 

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado