100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A Importância de Reforçar a Imunidade

 

Qual a sua opinião sobre o momento que Portugal enfrenta?

Portugal enfrenta tempos muito difíceis a todos os níveis – em termos de saúde pública, em termos sociais e em termos económicos. Uma simples ida ao restaurante tonou-se num momento singular e com todo um conjunto de regras, necessárias, é claro, mas que acabam por tornar um momento descontraído e banal num momento com inúmeras regras.

Enquanto profissional de saúde preocupa-me os problemas de saúde mental a que a incerteza no futuro e o confinamento, derivado desta pandemia, cause a médio e longo prazo nas pessoas, nomeadamente, no que respeita à solidão, ao isolamento e à depressão. Tenho a certeza que nos próximos meses vamos ouvir falar muito de problemas como a ansiedade, angústia, fobias e depressão.

 

O que pensa sobre o Corona Vírus?

Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doença no ser humano.

A princípio pensava-se que se tratava de uma simples pneumonia, fatal numa baixa percentagem de casos. Hoje entende-se que o problema é muito mais complexo. Fala-se de quadros inflamatórios, trombose venosa cerebral, perturbações cardio vasculares, etc...

A principal conclusão a tomar é que não conhecemos este vírus, já nos surpreendeu no passado e poderá surpreender-nos mais no futuro. É uma incerteza.

Em termos do seu tratamento e controlo tenho algumas  convicções:

- A Humanidade irá encontrar uma vacina eficaz.

-  A experiência adquirida no tratamento de tantos casos à escala mundial, aumenta muito a esperança de sobreviver à doença dos actuais e futuros infectados.

- Não se provou ainda que haja de facto um medicamento ou tratamento eficaz no Covid19, daí que o tratamento consista em compensar as alterações produzidas ao organismo pela doença.

- Sabemos contudo que é uma minoria que de facto morre desta infeção.

 

Crê que tenha sido natural a sua propagação?

Acho que não há outra explicação plausível para a causa deste vírus que não seja natural.

Lembro a gripe espanhola que teve início (origem natural ) em 1918, foi uma pandemia pelo vírus influenza e atingiu mais de 500 milhões de seres humanos. Lembro MERS-Cov, que é um Coronavírus, de origem natural, do médio oriente em 2012.

 

Quais as recomendações para as pessoas se precaverem?

As medidas preventivas que aconselho, para além das por demais óbvias, como a lavagem e desinfeção regular das mãos, a utilização de máscara e a distância de segurança passam pelo reforço da imunidade.

Para fortalecer o sistema imunitário, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante apostar nos alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes e alimentos processados.

Adotar um estilo de vida saudável é, obviamente, uma das melhores estratégias para manter o sistema imunitário forte e eficaz. Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos de fragilidade.

A Medicina Chinesa, ao nível da prevenção, traz um duplo benefício: reestabelece rapidamente o prazer de viver com bem-estar e qualidade de vida e evita que bloqueios se instalem no organismo e desencadeiem uma desordem energética de maior amplitude: a doença.

 

Quais as terapêuticas da MTC para combater o vírus

O papel da Medicina Tradicional Chinesa no Covid-19 passa, tal como já referi, pelo reforço da imunidade, ter um sistema imunitário reforçado é a chave para mantermo-nos saudáveis e menos propensos ao desequilíbrio, como se estivéssemos envoltos num escudo invisível que nos protege. Desta forma, caso haja contágio o sistema imunitário está reforçado e, certamente, mais forte para combater o vírus.

Reforçar as defesas em Medicina Chinesa faz-se com recurso a Fitoterapia (ervas em gotas ou cápsulas) e Acupunctura (tratamento com aplicação de agulhas).

 

Que cuidados recomenda para o Outono

Com a chegada do Outono há cuidados a ter, mesmo que não vivêssemos esta pandemia, deveríamos tê-los. Beber água, praticar exercício físico regularmente, abusar de frutas e legumes com muita cor, tais como morango, laranja, tangerina, limão, cereja, cogumelos, abóbora, beterraba, cenoura, cebola, pimentos, grelos, espinafre, couve roxa, couve portuguesa verde são legumes muito ricos. Pense na cor. Quanto mais cor tiverem as frutas e os vegetais melhor.

No site das minhas Clínicas pode encontrar uma receita e várias dicas de alimentos que ajudam a reforçar a imunidade - https://bit.ly/30oFwHy

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado